terça-feira, 16 de junho de 2026 - 11:04

  • Home
  • Brasil
  • Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade

Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (15) um alerta laranja de tempestade e ventos que podem chegar a 100 Km/h no Rio Grande do Sul. O aviso é válido até as 10 horas desta terça-feira (16). 

Segundo o alerta, são previstos chuva de 30 a 100 milímetros por dia; ventos intensos, de 60 a 100 km/h; e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Todas as áreas do RS, segundo o Inmet, poderão ser afetadas, incluindo a região Metropolitana de Porto Alegre, com exceção da porção fronteiriça mais ao sul do estado, como Uruguaiana, Santana do Livramento e Bagé. Todo o litoral do estado poderá ser atingido por ventos costeiros e movimentação de dunas. 

Nesta segunda-feira, uma estátua de 24 metros da loja Havan despencou no estacionamento da rede em Guaíba, no Rio Grande do Sul. Não houve feridos.
 

 

Cuidados

A recomendação do Inmet é que em caso de rajadas de vento as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, em razão do risco de queda e de descargas elétricas.

O instituto também aconselha a não estacionarem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 36 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 3.019 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (16). O prêmio…

Judiciário fluminense ganha dois novos desembargadores em posse no TJRJ

Desembargadores Ana Maria Nascif, Marcos Borba Caruggi, Maria da Glória Oliveira e Caetano Ernesto da…

No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta terça-feira (16) mais empenho dos países ricos…

Ir para o conteúdo