quinta-feira, 4 de junho de 2026 - 5:46

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Intus conecta municípios fluminenses à rede global de inovação sustentável

Intus conecta municípios fluminenses à rede global de inovação sustentável

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Pela primeira vez, uma proposta brasileira de governança municipal voltada ao turismo sustentável foi apresentada na Reunião Anual da International Cleantech Network, realizada em Copenhague, capital da Dinamarca. Na ocasião, o Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (Intus) levou ao debate internacional a “Carta do Rio”, reunindo representantes de países como Holanda, África do Sul, Noruega, e Reino Unido. A iniciativa abriu espaço para discussões sobre projetos-piloto, intercâmbio de conhecimento, capacitação e novas agendas de inovação voltadas aos municípios signatários.

A missão contou com patrocínio da Embratur, reforçando a presença do Brasil nas discussões globais sobre turismo sustentável, economia circular, inovação territorial e soluções climáticas aplicadas a destinos turísticos. O apoio institucional fortalece a estratégia brasileira de inserção em redes internacionais voltadas ao desenvolvimento de práticas mais sustentáveis no setor.

A “Carta do Rio” foi construída de forma colaborativa durante o workshop Situs 2025 (Seminário Internacional de Turismo Sustentável), com participação de gestores públicos, especialistas e parceiros estratégicos. O documento foi apresentado como um instrumento para aproximar municípios do interior fluminense de soluções globais em áreas como turismo regenerativo, infraestrutura verde, saneamento, gestão de resíduos, eficiência energética e promoção de destinos.

Durante a agenda internacional, o Intus realizou reuniões com clusters internacionais, universidades e organizações ligadas à inovação e sustentabilidade. A delegação também participou de encontro técnico na Wonderful Copenhagen, entidade responsável pela promoção do turismo da capital dinamarquesa, para troca de experiências sobre a transição de Copenhague para um modelo urbano mais sustentável e seus impactos no turismo e na qualidade de vida.

A participação na ICN Annual Meeting 2026 integra a estratégia de internacionalização do turismo sustentável brasileiro, ampliando conexões com redes globais e oportunidades de cooperação. A missão também reforça o posicionamento do INTUS no cenário internacional e prepara o caminho para o Situs 2026, que será realizado nos dias 9 e 10 de junho, em Salvador, reunindo cleantechs e especialistas interessados no potencial do Brasil no setor.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fundação Rio-Águas Remove 400 Toneladas de Lixo do Canal da Rocinha

Limpeza do Canal da Rocinha: Ações Relevantes da Fundação Rio-Águas Entre janeiro e maio de…

Ricardo Couto tem gestão aprovada por 51,8% dos fluminenses, aponta Paraná Pesquisas

Foto: GERJ O governador em exercício do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto, tem a…

Jovens no DF se unem por tapetes de Corpus Christi e “jejum” de telas

Enquanto separava areia e tinta para o desenho de um cálice para o tapete de…

Ir para o conteúdo