Inverno em Nova Friburgo: clima europeu, aconchego e alta gastronomia entre as montanhas

A semana está começando gelada em Nova Friburgo. Com a presença do ar seco e diminuição da nebulosidade sobre o estado do Rio, as temperaturas, durante as próximas madrugadas, devem ficar mais baixas do que os últimos dias. As temperaturas mínimas devem ficar em torno dos 5.0º ao longo da semana. Na última madrugada do dia 26/06, a temperatura amanheceu em torno dos 5.0º, segundo o INMET em Salinas. No alto do Pico da Caledônia deve gear e a temperatura deve chegar a -1ºC. Na próxima quinta-feira está previsto 3ºC em Salinas.

Nova Friburgo conquista o visitante à primeira vista. Basta um olhar rápido pelas belas paisagens e riquezas naturais que qualquer pessoa se apaixona. Quando o assunto é o clima então, nem se fala. No próximo mês (6 a 10 de julho) será realizada a Fevest: a mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima. É também o principal evento de negócios de Nova Friburgo, o maior polo fabricante de moda íntima em todo o Brasil.

O setor turístico só tem a comemorar a alta temporada e a queda brusca das temperaturas, afinal, para os turistas, quanto mais frio, melhor. A arquitetura e a culinária com influências europeias são um convite para quem busca relaxar em meio à sofisticação. Segundo dados da secretaria de Turismo, a tendência é que a taxa de ocupação hoteleira para o período só aumente, fomentando todos os setores da economia da cidade.

Cervejas Artesanais e frio? Quem disse que não combinam?

Há algum tempo o público ficava limitado às cervejas produzidas em larga escala por grandes empresas, mas, atualmente, o mercado voltado para as artesanais tem crescido e se popularizado, inclusive em Nova Friburgo. Quem acha que não, se engana: o friozinho é um convite a bebida que tem sabores exclusivos, diferenciados e encorpados. A cidade é destaque entre os municípios produtores de cervejas gourmets e artesanais do Estado. Todos esses sabores e aromas podem ser harmonizados com os vários tipos de carnes e peixes oferecidos pela rica culinária dos restaurantes da cidade.

Centro da cidade

Centro da cidade – Foto: Regina Lo Bianco

Além disso, finalmente chegou o evento que Nova Friburgo merece: o calendário da cidade ganha sua própria feira mensal de cervejas artesanais, com direito a muito lúpulo e puro malte. Reunindo as principais marcas da cidade, Food Trucks e muita música, o “Deguste” já nasce sendo um sucesso. A feira, que vai acontecer uma vez por mês, promete fomentar todo o setor turístico e de cervejas artesanais do município, contando com o apoio da Prefeitura, através da secretaria de Turismo e da ACervA Friburgo – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Friburgo.

Dicas imperdíveis para desfrutar do melhor que o inverno tem a oferecer em Nova Friburgo

O clima aconchegante, ambiente familiar e contato direto com a natureza fazem com que o turista possa desfrutar do melhor que o friozinho tem a oferecer. Os dias são agradáveis e ensolarados na cidade e quando a noite cai é que o frio realmente chega. Uma ótima pedida para quem quer se aquecer em grande estilo são os diversos restaurantes que capricham no cardápio, oferecendo uma rica e diversificada gastronomia.

Inverno em Nova Friburgo: o clima agradável da estação é um convite a caminhadas em meio a natureza exuberante

Os cenários são inspiradores e as visitas recompensadoras. A época é ideal para quem quer começar a se exercitar já que o clima e as temperaturas são agradáveis; o momento é perfeito para praticar atividades ao ar livre e queimar calorias. Em Nova Friburgo é possível unir os benefícios que o exercício físico proporciona à mente e ao corpo a um belo cenário natural, que faz da cidade destino certo de turistas de várias partes do Estado e do País. Confira dicas de caminhadas em http://goo.gl/zWzT6F.

Desfrute da rica gastronomia que a cidade tem a oferecer

A rica gastronomia de Nova Friburgo tem a influência dos dez países que colonizaram a cidade. E com o friozinho do outono batendo a porta quem é que resite aos prazeres da boa mesa? A cidade também é a capital da truta no Estado, produzindo atualmente cerca de 10 toneladas do peixe por mês.

Vista parcial do Cônego

Vista parcial do Cônego – Foto: Regina Lo Bianco

Passeie por pontos turísticos da cidade peculiares e inesquecíveis

Algumas dicas: Jardim do Nêgo, Queijaria Suíça, Apiário Amigos da Terra, Teleférico, Lojas de Moda Íntima da Ponte da Saudade e de Olaria, Nova Friburgo Country Clube, Feirinha da Praça Getúlio Vargas, Distritos de Lumiar; (incluindo Lumiar Adventure, que é referência em esportes de aventura em todo opaís) e São Pedro da Serra e o Mercado Municipal, na Vila Amélia.

Texto: Ana Carolina Ronamelli
Fotos: Ana Carolina Ronamelli e Regina Lo Bianco

Deixe uma resposta