quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 7:22

Ipanema recebe, neste domingo, 8ª Edição do FestRio Judaico

No domingo, dia 15 de junho, acontece a edição do 8ª Edição do FestRio Judaico, maior evento da comunidade judaica do Rio de Janeiro. A celebração da cultura milenar será na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, das 10h às 18h, com muita tradição e sabores.

A programação do evento vai surpreender o público ao unir a cultura do povo hebreu à ginga carioca. Entre as atrações estão apresentações do Grupo Pra Te Emocionar, com os pagodeiros Cimazinho Machado, Tanne Dely e o percussionista Carlinhos PTE.

No repertório do grupo de Realengo, o público vai poder conferir canções de compositoras e cantoras brasileiras, que já estão sendo ensaiadas em hebraico. A tarde ipanemense também será animada por shows de Dani Flomin, George Israel (ex-Kid Abelha), além de dança e apresentações culturais e debates.

O destaque desta edição é a exposição “O Rio Judaico: A Cidade pelo Olhar de Samuel Malamud”, que ficou em cartaz no saguão da Câmara Municipal em maio, com grande sucesso. A mostra apresenta uma nova perspectiva sobre a história da capital fluminense, vista a partir da contribuição da comunidade judaica.

Em Ipanema, o público poderá apreciar relíquias do pioneiro ucraniano, Samuel Malamud, incluindo registros raros da antiga Praça Onze, que desapareceu em 1941 para dar lugar à Avenida Presidente Vargas. Coube a Samuel, primeiro cônsul de Israel no Brasil, eternizar o período histórico tão importante para a cidade do Rio de Janeiro e para as comunidades carioca e judaica.

Os animais de estimação também serão bem-vindos. Como em outras edições, os organizadores do evento vão montar uma área pet onde os bichinhos poderão se divertir com higiene e segurança, para a alegria dos tutores. No local, também haverá uma feira de adoção de cães e gatos.

No domingo, o público pode esperar muitas barracas de comidas típicas, de artesanato, de arte venezuelana, além da tenda cultural, onde serão ministradas seis palestras sobre temas, como antissemitismo e o contexto geopolítico israelense na atualidade.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Central do Brasil ganhará sua primeira praça de alimentação

Será o primeiro espaço destinado a alimentação dentro da estação — Foto: Cleomir Tavares/Diário do…

Pedido de vista adia votação da PEC do fim da 6×1 na CCJ da Câmara

Um pedido de vista coletivo feito pelas lideranças do PSDB e do PL na Comissão…

Instituições preparam orientações para reforçar pesquisas sobre vapes

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições de…

Ir para o conteúdo