terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 - 7:34

  • Home
  • Brasil
  • Ipec: Maioria dos brasileiros são a favor de exame toxicológico para CNH

Ipec: Maioria dos brasileiros são a favor de exame toxicológico para CNH

A maioria da população brasileira é favorável à ampliação da aplicação de exame toxicológico para outras categorias profissionais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de motoristas profissionais de caminhões, ônibus e vans, segundo pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) divulgada na segunda-feira (7).

No levantamento, 83% foram favoráveis ao Projeto de Lei 3965/2021, aprovado no Senado em dezembro e que será analisado na Câmara nesta semana, que prevê tornar obrigatório o exame toxicológico para pessoas que estão tirando sua primeira habilitação, independente da categoria, por exemplo.

Os grupos que são mais a favor são pessoas com 60 anos ou mais – 86% se consideram a favor da medida –, pessoas que ganham de 1 a 2 salários mínimos, 85%, e quem ganha até 1 salário mínimo, 84%.

“A medida será determinante para aumentar a segurança nas ruas e estradas brasileiras e coibir o uso de drogas pelos nossos jovens, evitando acidentes que, segundo a Global Burden of Disease, representam uma das principais causas de morte entre os jovens de 14 a 29 anos”, aponta Marcio Liberbaum, Presidente do Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro (ITTS).

“O exame toxicológico já se provou um aliado na busca por salvar vidas no trânsito, e esta mudança representará um passo significativo para tornar a vida não só nas estradas, mas principalmente nas grandes cidades, mais segura e saudável”, completa.

Para o levantamento, o Ipec ouviu 2.000 pessoas de todas as regiões do país, entre os dias 6 e 10 de fevereiro.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Centro de São Paulo está sem luz elétrica nesta terça-feira

Cerca de 30 mil clientes estão sem energia no centro de São Paulo, em área…

A história do ‘Baile dos Horrores’: quando Carnaval e Halloween se encontravam no subúrbio do Rio

Imagem do Baile dos Horrores em 1982. Foto: Chiquito Chaves/Reprodução Entre 1960 e 1988, aconteceu,…

Chefes de Poderes assinarão pacto contra o feminicídio no Brasil

Com o país convivendo com números intoleráveis de violência contra as mulheres, os Três Poderes…

Ir para o conteúdo