quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 8:18

  • Home
  • Brasil
  • Janja será fiel da balança na sucessão do Ministério dos Direitos Humanos

Janja será fiel da balança na sucessão do Ministério dos Direitos Humanos

O retorno ao Brasil da primeira-dama, Janja da Silva, é esperado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir quem comandará o Ministério dos Direitos Humanos.

Janja está no Catar, a convite do governo, para o “Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques” e retorna ao Brasil nesta terça-feira (10). A primeira-dama viajou na sexta-feira (6) para uma agenda de dois dias.

 

 

De acordo com interlocutores do Palácio do Planalto, Lula tem recebido uma série de sugestões de nomes para ocupar a cadeira deixada por Silvio Almeida, demitido no fim da semana passada, após denúncias contra ele de assédio sexual. Uma das vítimas teria sido a também ministra, Anielle Franco, da Igualdade Racial.

A temporada de envio de currículos para Lula está aberta, conforme brincou um assessor presidencial, mas a “seleção” será feita também por Janja.

No fim de semana, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, esteve com Lula no Palácio da Alvorada e levou nomes ao presidente que agradariam o PT. Todos, de mulheres pretas.

A militância petista cobra que Lula nomeie uma mulher preta para o cargo, já que a falta de diversidade vem causando desconforto entre os apoiadores. No ano passado, Lula demitiu duas ministras mulheres de suas pastas, Ana Moser, do Esporte e Daniela Carneiro, do Turismo. No lugar delas, assumiram dois homens, André Fufuca e Celso Sabino, respectivamente.

Por outro lado, deu-se uma corrida em busca de apoio por parte de homens, que também querem ocupar a cadeira deixada por Silvio Almeida.

Reservadamente, um dos postulantes ao cargo afirmou que o governo não pode se basear apenas em pautas “identitárias”, e que é preciso levar em consideração a agenda e os planos de políticas públicas.

 

Silvio Almeida é o 6° ministro que deixa governo Lula em menos de 2 anos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Neste sábado, acontece mais uma edição da Feria de Adoção Pet no Shopping Metropolitano Barra

Neste sábado, dia 18, o Shopping Metropolitano Barra promoverá encontros com o potencial de mudar…

Relator da CPI do Crime pede intervenção federal no Rio de Janeiro

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado do Senado, apresentado…

As margens flácidas do Rio de Janeiro.

O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro –…

Ir para o conteúdo