terça-feira, 14 de outubro de 2025 - 7:57

  • Home
  • Alerj
  • Jogo do Guanabara: Bacellar cotado para o TCE, Nicola Miccione no radar e uma eventual eleição indireta no RJ – Bastidores do Rio

Jogo do Guanabara: Bacellar cotado para o TCE, Nicola Miccione no radar e uma eventual eleição indireta no RJ – Bastidores do Rio

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Guanabara
Não é segredo que há um movimento para que Rodrigo Bacellar assuma uma vaga no TCE e saia do jogo para governador.

Guanabara II
Mas surge a dúvida: na eleição indireta que vai ter para governador, caso Cláudio Castro tente o Senado, quem assume a vaga?

Guanabara III
Os deputados estaduais não estariam tão afoitos; afinal, seriam oito meses de poder e com café frio — e ainda perderiam a chance de se reeleger como deputado estadual.

Guanabara IV
Um nome que se fala nos largos corredores do Guanabara é o do secretário da Casa Civil e homem de confiança do governador, Nicola Miccione.

Na Baixada
O tabuleiro político da Baixada Fluminense começa a se movimentar com sinais claros de antecipação das eleições municipais de 2028. O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), ao que tudo indica, busca ampliar sua influência também em Magé.

Na Baixada II
Nesse cenário, a vereadora Jane Pereira (MDB), já eleita no município de Magé, desponta como figura alinhada ao grupo de Reis para representar seus interesses na região.

Na Baixada III
Em resposta a essa movimentação, o deputado estadual Vinicius Cozolino, primo do prefeito de Magé, Renato Cozolino, apresentou requerimento na Alerj solicitando informações sobre a gestão do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, unidade municipalizada e atualmente sob administração da família Reis em Caxias.

Na Baixada IV
O ato ganhou leitura política: a legislação eleitoral impede candidaturas de parentes até o segundo grau do chefe do Executivo, limitando as opções da família Cozolino de lançar nomes próprios na sucessão caxiense.

Na Baixada V
O que poderia parecer apenas um procedimento administrativo, portanto, se revela um movimento estratégico de bastidores. Entre Caxias e Magé, a disputa por influência política já se desenha, com o Hospital Adão Pereira Nunes tornando-se um dos símbolos do embate antecipado.

Agenda
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizará, no dia 22 de outubro, uma reunião online para discutir as cobranças abusivas de rematrícula e a ausência de aplicação das bolsas de estudo a estudantes da Rede Ânima/Faculdade IBMR.

Agenda II
O encontro contará com a participação da CODECON, do deputado Marcelo Dino, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do PROCON e de alunos afetados pelas denúncias. O objetivo é buscar soluções conjuntas e encaminhamentos para coibir práticas consideradas lesivas aos direitos dos estudantes.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

A  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que enviará uma equipe técnica ao Paraná…

Brasil registra 34 casos de sarampo; Ministério da Saúde emite alerta

O Ministério da Saúde publicou um alerta para que os estados e municípios reforcem a…

Ir para o conteúdo