terça-feira, 18 de março de 2025 - 11:55

  • Home
  • Notícias
  • Jovens cordeirenses são dispensados do serviço militar e prestam juramento à Bandeira Nacional

Jovens cordeirenses são dispensados do serviço militar e prestam juramento à Bandeira Nacional

Na quinta, 13, cerca de 120 jovens de Cordeiro participaram do Juramento à Bandeira e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprava que eles estão em dia com o Serviço Militar Obrigatório. A cerimônia de entrega do CDI foi realizada no Centro Cultural Ione Pecly e contou com a presença do prefeito Leandro Monteiro, que preside a Junta do Serviço Militar de Cordeiro.
Também participaram do evento o vereador Gilberto Mendes Gil, a chefe de gabinete da Câmara Municipal, Ana Paula Correa, e o secretário municipal de Cultura, Allessandro Concencio. A cerimônia foi conduzida pelo 1º tenente Alício Farias, que é o delegado da Junta. Na ocasião, ele foi auxiliado pelo secretário da entidade, Aroldonaldo Menengati, e pela servidora municipal Célia Barros.
Em Cordeiro, os jovens que fazem o alistamento militar são dispensados do Serviço Obrigatório por residirem em município não tributário. Porém, participar da cerimônia de Juramento à Bandeira é obrigatório. A definição de Município Tributação é realizada anualmente pelo Ministério da Defesa e está regulamentado no artigo 35 do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966 – Regulamento da Lei do Serviço Militar.
Além do juramento à bandeira, os jovens cantaram os hinos Nacional e de Cordeiro. O prefeito Leandro Monteiro aproveitou para desejar um futuro promissor a cada jovem participante. Num dos trechos do seu pronunciamento, o 1º tenente Alício Farias destacou: “Vocês foram dispensados de vestir a farda verde oliva, pois não é apenas nos quartéis que se ajuda o Brasil a crescer. Na vida civil, vocês estarão colaborando para o desenvolvimento do país, como homens íntegros”.

VEJA MAIS

Avião de passageiros cai em Honduras; pelo menos sete pessoas morrem

Sete pessoas morreram e 10 ficaram feridas depois que um avião caiu na costa de…

PF prende envolvido no vazamento e venda de sentenças do STJ

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18), nova fase da operação que investiga venda…

Câmara retoma debate sobre comando de comissões nesta terça (18)

Após semanas de embates e indefinições, a Câmara dos Deputados retoma nesta terça-feira (18) a…

Pular para o conteúdo