
Reprodução
A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a Prefeitura de Saquarema e o Governo do Estado adquiram uma prótese biônica para a escritora Roseana Murray. A decisão foi proferida pela 2ª Vara de Saquarema, na Região dos Lagos.
De acordo com infomações da BandNews FM, o município já havia comprado uma prótese para a autora. No entanto, o equipamento não atendia às recomendações médicas e não permitia a execução dos movimentos básicos necessários às atividades cotidianas.
Diante da inadequação do dispositivo, Roseana Murray recorreu à Justiça. A decisão estabelece que estado e município dividam os custos de uma prótese mais avançada, com funcionamento semelhante ao de uma mão humana. O equipamento, classificado como prótese biônica, inclui ombro, braço e mão, sendo considerado o mais indicado para o processo de reabilitação da escritora.
O caso ganhou repercussão nacional após Roseana Murray ter sido vítima de um ataque de cães em Saquarema, em abril de 2024. Ela ficou internada por 13 dias e precisou passar por amputação do braço, além de ter sofrido outros ferimentos. Desde então, segue em tratamento e reabilitação.
Os tutores do pitbull envolvido no ataque chegaram a ser presos, mas atualmente respondem ao processo em liberdade, acusados de maus-tratos e lesão corporal gravíssima.
Meses após o episódio, a escritora lançou o livro O braço mágico. A obra aborda a relação de cumplicidade entre uma avó poeta e seus netos e foi inspirada ainda durante o período de internação. Segundo a autora, a reação dos netos Luís e Gabi diante da situação foi decisiva para que ela transformasse a experiência em literatura.