terça-feira, 14 de abril de 2026 - 4:39

Justiça suspende nomeação de Lula

17/03/2016 12:01:54 – Atualizada às 17/03/2016 12:18:24
Justiça suspende nomeação de Lula
Decisão liminar, com efeito temporário, foi tomada por juiz do Distrito Federal

O DIA
Rio – O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, concedeu liminar que suspende a posse do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

A decisão foi tomada em ação popular movida por um advogado e ainda cabe decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Luis Inácio Lula da Silva foi empossado no ministério nesta manhã no Palácio do Planalto, com isso, o ex-presidente volta a ter direito ao foro privilegiado.

Na decisão, o juiz determinou que a presidenta Dilma Rousseff seja intimada para o cumprimento imediato da decisão. Segundo Catta Preta, a posse do ex-presidente pode representar uma intervenção indevida na atividade policial, no Ministério Público e no Judiciário. “Em vista do risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da autuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, defiro o pedido de liminar para sustar o ato de nomeação do sr. Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, ou qualquer outro que lhe outorgue prerrogativa de foro”, informou o magistrado no despacho.

VEJA MAIS

Centro Carioca do Olho realiza primeiro transplante de córnea da rede municipal do Rio

Rede municipal de saúde passa a ofertar serviço, que garante retomada plena da visão –…

José Guimarães assume ministério e fala em “derrotar o fascismo”

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) tomou posse, na tarde desta terça-feira (14), como ministro…

Desinformação sobre câncer de pele afeta diagnóstico, diz instituição

Pesquisadores da Fundação do Câncer afirmam que os bancos de dados oficiais sobre a doença…

Ir para o conteúdo