O restaurante Lasai, comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, conquistou o 28º lugar no ranking The World’s 50 Best Restaurants 2025, que premia os melhores restaurantes do planeta. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (19), em Turim, na Itália, e colocou o Lasai como único representante brasileiro no top 30 deste ano.
Localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio, o restaurante já havia aparecido na lista estendida, ocupando o 58º lugar em 2024. Agora, sobe ao grupo dos 30 melhores do mundo e se consolida como uma referência internacional da gastronomia brasileira contemporânea.
O Lasai aposta em um menu degustação de 15 etapas, servido para apenas dez clientes por vez, posicionados em um balcão de frente para a cozinha aberta. A proposta, que custa R$ 1.250,00 por pessoa, oferece uma verdadeira imersão na experiência gastronômica, priorizando ingredientes sazonais vindos de duas hortas próprias e de pequenos produtores fluminenses.
O comando da harmonização fica com Maíra Freire, eleita a melhor sommelière do Brasil pelo guia Michelin em 2024. A carta inclui vinhos, com forte presença dos naturais, além de cervejas artesanais e saquês, compondo uma experiência que vai além dos pratos.
O Lasai também ostenta duas estrelas no Guia Michelin 2025 e foi eleito o melhor restaurante contemporâneo do Rio no Prêmio Rio Show de Gastronomia no ano passado.
Na lista estendida, outros quatro brasileiros também aparecem este ano:
- A Casa do Porco, em São Paulo, caiu do 27º para o 83º lugar
- Oteque, no Rio, desceu do 37º para o 81º lugar
- Tuju, de São Paulo, estreou na 70ª posição
- Evvai, também em São Paulo, retornou à lista no 95º lugar
Todos figuram também no Guia Michelin 2025. Tuju e Evvai receberam duas estrelas cada, enquanto o Oteque perdeu uma e ficou com apenas uma. A Casa do Porco e o Tuju ainda garantiram a estrela verde, concedida a restaurantes com práticas sustentáveis.
Durante a cerimônia em Turim, a chef Janaína Torres Rueda teve papel de destaque ao entregar o prêmio de melhor chef mulher para a tailandesa-australiana Pichaya “Pam” Soontornyanakij, do restaurante Potong, em Bangkok.