quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 - 12:43

  • Home
  • Alerj
  • Lewandowski demite Alexandre Ramagem da PF após decisão do STF

Lewandowski demite Alexandre Ramagem da PF após decisão do STF

Ao cumprir ordem do Supremo, Lewandowski oficializa a saída de Ramagem e Anderson Torres da PF — uma mudança que atinge o núcleo duro do antigo governo.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Alexandre Ramagem e Rogério Amorim na Tijuca – Foto: Fábio Gonçalves



O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ordenou nesta quarta-feira (3) a demissão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) – candidato derrotado à Prefeitura do Rio nas últimas eleições – e do ex-ministro Anderson Torres dos quadros da Polícia Federal. A exoneração dos dois delegados federais cumpre decisão da Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a perda dos cargos públicos após condenações no processo da chamada “trama golpista”. 

As portarias de exoneração devem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (4). Segundo Lewandowski, a perda do cargo não interfere nos processos administrativos disciplinares em andamento — pois as esferas criminal e administrativa são distintas. 

Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e deputado federal, foi condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Já Anderson Torres, que exerceu os cargos de ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, foi condenado a 24 anos de prisão. Ambos fazem parte do grupo considerado pelo Ministério Público como o “núcleo crucial” da organização criminosa que tentou interromper a transição democrática no país. 

A demissão marca o cumprimento da decisão judicial após o trânsito em julgado da condenação no STF — um movimento que reafirma o compromisso institucional com a responsabilização de agentes públicos condenados por crimes graves contra a democracia. Na prática, a exoneração formaliza a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo prevista no ordenamento jurídico brasileiro em casos como esse.  

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Bruna CastroBruna Castro

Jornalista, Diretora do Diário do Rio, amante de pets e sempre atuante nas pautas de ordem pública.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Secretaria de Defesa dos Animais resgata 14 gatos em apto insalubre na Praça Seca

Titular da SMPDA, Luiz Ramos Filho, pede que as pessoas adotem animais da Fazenda Modelo…

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Aos 55 anos, morreu o olindense Arlindo de Souza, conhecido como Popeye Brasileiro. Arlindo ficou…

Casa & Video consegue proteção de 60 dias contra credores no Rio e se aproxima de recuperação judicial

Foto: Reprodução da internet O grupo que controla as varejistas Casa & Video e Le…

Ir para o conteúdo