O candidato Donald Trump declarou vitória na disputa pela Casa Branca na madrugada desta quarta-feira (6). Logo depois, uma série de líderes mundiais parabenizaram o republicano.
O presidente francês, Emmanuel Macron, escreveu “Felicitações ao Presidente Donald Trump. Prontos para trabalhar juntos como temos conseguido fazer há quatro anos. Com suas crenças e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”.
Pedro Sánchez, primeiro ministro da Espanha, disse que trabalhará “nas nossas relações bilaterais estratégicas e em uma forte relação transatlântica”.
Mesma linha adotada pelo premiê indiano, Narendra Modi, que lidera a democracia mais populosa do mundo. Modi escreveu: “estou animado para renovar a nossa colaboração para fortalecer os laços da Índia com os EUA em parcerias globais compreensivas.
Heartiest congratulations my friend @realDonaldTrump on your historic election victory. As you build on the successes of your previous term, I look forward to renewing our collaboration to further strengthen the India-US Comprehensive Global and Strategic Partnership. Together,… pic.twitter.com/u5hKPeJ3SY
— Narendra Modi (@narendramodi) November 6, 2024
Já o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que “seu retorno histórico à Casa Branca oferece à América um recompromisso histórico na aliança entre Israel e os EUA”.
Keir Starmer, primeiro ministro do Reino Unido, classificou a relação com os americanos como “seus aliados mais próximos”, e disse que os dois líderes estarão “ombro a ombro na defesa de nossos valores em comum de liberdade, democracia e iniciativa”.
Olaf Sholz, que lidera o governo alemão, afirmou numa publicação nas redes sociais que “a Alemanha e os EUA têm trabalhado juntos com sucesso há muito tempo para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo em benefício dos nossos cidadãos”.
Ich gratuliere @realDonaldTrump zur Wahl zum US-Präsidenten. Gemeinsam arbeiten Deutschland und die USA seit langem erfolgreich zusammen, um Wohlstand und Freiheit auf beiden Seiten des Atlantiks zu fördern. Das werden wir zum Wohle unserer Bürgerinnen und Bürger fortsetzen.
— Bundeskanzler Olaf Scholz (@Bundeskanzler) November 6, 2024
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, também parabenizou Donald Trump, a quem chamou de amigo. E disse que “esperamos que as relações Turquia-EUA se fortaleçam e que as crises e guerras regionais e globais, especialmente a questão da Palestina e a guerra Rússia-Ucrânia, terminem”.
Usrula Von der Leyn, presidente da Comissão Europeia, deu “parabéns calorosos” a Trump. E convocou Trump para “trabalharmos juntos em uma agenda transatlântica forte”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por sua vez, disse que Trump assumiu o compromisso de buscar a paz pela força. E celebrou as relações com o republicano. “Lembro da uma grande reunião com o presidente Trump em setembro, quando discutimos a agressão russa e o plano da vitória ucraniano”.
O Emir do Catar, Tamim Bin Hamad, desejou a Trump afirmou que “está animado para trabalhar novamente (com Trump) para fortalecer nossa relação e parceria estratégicas, assim como avançar os esforços comuns em promover a segurança e a estabilidade na região e globalmente”.
EUA: por que os partidos são representados por burros e elefantes?