Moradores de Carmo apoiam continuidade das intervenções
Na última semana, as intervenções de alguns trechos do rio Paquequer 2, no município de Carmo, foram finalizadas. O Programa Limpa Rio, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), continuará a limpeza e o desassoreamento de outras partes deste rio com máquinas diferenciadas até o final do ano. A obra teve início em agosto de 2015 e, ao todo, foram realizados serviços em 540 metros do rio. O programa foi criado para combater as enchentes através de limpeza e manutenção dos corpos hídricos.
Segundo o engenheiro do Inea, Ricardo José Ferreira, a máquina que estava fazendo o trabalho era uma draga 22b. “Essas máquinas são extremamente pesadas e trabalham em conjunto com um trator de esteiras para abrir caminho às margens do rio. A previsão é que até o final do ano será substituída pela escavadeira hidráulica que continuará fazendo o processo de desassoreamento. Essas mudanças de equipamentos são necessárias devido às características técnicas do corpo hídrico. Cada trecho necessita de um tipo de equipamento”, afirma o técnico.
Os moradores locais estão satisfeitos com o resultado da intervenção. Segundo Valdair Nogueira de 60 anos, comerciante, o aspecto do corpo hídrico está bem melhor. “Tiraram bastante material do rio. Acredito que as inundações melhorem a partir de agora. É tão bom quando o Governo do Estado dá atenção à nossa região. Estamos muito felizes! O maior benefício nesse momento está sendo a diminuição dos mosquitos. Estamos realmente satisfeitos com o trabalho do Inea”. Na opinião do marido, Djalma Serafim de 63 anos, também comerciante, o resultado está sendo positivo para Carmo, que sofre na época das enchentes.
A intervenção no Paquequer 2 foi pontual, conforme a necessidade de cada trecho.