quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 8:54

  • Home
  • Alerj
  • Lula planeja ir à Sapucaí para assistir a desfile que o homenageia no Carnaval

Lula planeja ir à Sapucaí para assistir a desfile que o homenageia no Carnaval

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja ir ao Rio de Janeiro durante o Carnaval para acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que levará à Marquês de Sapucaí um enredo em sua homenagem. A viagem ainda é tratada como não confirmada oficialmente pelo Palácio do Planalto, mas aliados políticos no Rio, em Pernambuco e na Bahia consideram a presença do presidente como certa. As informações são da Folha de São Paulo.

A expectativa é que Lula esteja na Sapucaí no domingo (15), data em que a escola de Niterói se apresenta. O enredo, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, gerou controvérsia nos bastidores. Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendaram veto ao repasse de recursos federais à escola, que tem direito a cerca de R$ 1 milhão provenientes de patrocínio firmado pela Embratur com as agremiações do Grupo Especial.

Durante a passagem pelo Rio, o presidente também deve se encontrar com o prefeito Eduardo Paes, aliado político e pré-candidato ao governo do estado. Nas últimas semanas, os dois discutiram a formação da chapa para as eleições de outubro. A tendência é que a deputada federal Benedita da Silva dispute uma vaga ao Senado na aliança liderada por Paes.

Com o terceiro maior eleitorado do país, o Rio de Janeiro é considerado estratégico para os planos de reeleição do presidente. Na última eleição, em 2024, o estado reuniu cerca de 13 milhões de eleitores, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Além do Rio, Lula deve passar por Recife e Salvador durante o feriado.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Central do Brasil ganhará sua primeira praça de alimentação

Será o primeiro espaço destinado a alimentação dentro da estação — Foto: Cleomir Tavares/Diário do…

Pedido de vista adia votação da PEC do fim da 6×1 na CCJ da Câmara

Um pedido de vista coletivo feito pelas lideranças do PSDB e do PL na Comissão…

Instituições preparam orientações para reforçar pesquisas sobre vapes

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições de…

Ir para o conteúdo