Macuco Inteligente e Sustentável: Um novo conceito de cidade!

Macuco Inteligente e Sustentável: Um novo conceito de cidade!

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

A Prefeitura de Macuco anunciou no auditório da Câmara Municipal de Macuco, a nova campanha municipal denominada ”Macuco Inteligente e Sustentável”, composta pela inserção de Soluções Tecnológicas de Gestão Ambiental na administração pública e que tem como objetivo auxiliar a Cidade nas tarefas relacionadas à limpeza urbana, monitoramento de serviços de conservação da cidade e atender com mais eficácia às demandas da população.

A Tecnologia
A tecnologia adotada pela prefeitura nesse novo conceito de cidade é o sistema Smart Clean. Uma solução que conta com uma plataforma tecnológica inovadora, facilitando os processos que envolvem toda questão da limpeza urbana e conservação, desenvolvida por pela empresa LEMOBS, que integra o ecossistema de inovação presente no parque tecnológico da UFRJ e oferecido pelo Grupo PRIZMA, prestador de serviços de limpeza em Macuco.

O Smart Clean possibilita a visualização dos pontos de descarte de resíduos recicláveis no mapa da cidade, conhecidos como Ecopontos, com o objetivo informar a população sobre onde descartar o lixo da forma mais adequada. O cidadão também poderá acompanhar rotas de caminhões de lixo e de entulho, sabendo em tempo real, o horário que ele passará próximo à sua residência, assim, terá conhecimento sobre qual o melhor momento para eliminar o lixo de sua casa.

O sistema conta com um canal de comunicação, onde os cidadãos poderão solicitar serviços de conservação pública da cidade, como varrição, capina e retirada de entulho. As solicitações são enviadas imediatamente para a prefeitura e para o responsável pelo serviço, permitindo que o problema em sua rua possa ter uma resolução mais rápida e eficaz.

O cidadão de Macuco já pode baixar o aplicativo para os celulares com sistema operacional Android e iOS ou pode acessar pelo endereço eletrônico da Prefeitura (http://prefeituramacuco.rj.gov.br/).

Para o Secretário de Meio Ambiente, Sr. Firmo Ferreira de Almeida, a Solução Tecnológica irá contribuir com a redução de lixo nas ruas da Cidade e aumento no volume de material reciclado.

“Esta tecnologia permite que o cidadão macuquense encontre os Ecopontos de forma mais prática e contribua com a reciclagem de resíduos do município. Atualmente, separamos cerca de 40% de lixo reciclável, nossa intenção, com a implantação da solução, possamos alcançar números bem maiores”. Afirmou o Secretário.

A inovação também conta com uma plataforma de combate ao mosquito Aedes aegypti. O grande objetivo é eliminar focos do mosquito através de vistorias consolidadas que podem ser cadastradas via web e/ou pelo aplicativo. Nele, os servidores e agentes públicos podem cadastrar as atividades inserindo fotos e acompanhando a incidência de focos em tempo real, já que a plataforma utiliza dados de geolocalização, o que agiliza o processo de prevenção. As ações de combate ao mosquito são diárias e devem ser registradas pelo menos uma vez por semana na plataforma.

“A campanha marca o primeiro passo para a modernização da Administração Pública de Macuco. Queremos o cidadão mais próximo da solução dos problemas da cidade. Essa ferramenta tecnológica integra a população, a prefeitura e a empresa de limpeza, tornando nossa cidade conectada, eficiente e cada vez mais inteligente” – afirmou o Prefeito. 

Deixe uma resposta