quarta-feira, 9 de setembro de 2026 - 8:40

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Mais de 10 mil jovens celebram São Tarcísio e os 47 anos da Dedicação da Catedral no Centro do Rio

Mais de 10 mil jovens celebram São Tarcísio e os 47 anos da Dedicação da Catedral no Centro do Rio

(Foto: Divulgação

Cerca de 10 mil coroinhas e cerimoniários participaram, neste sábado (15/08), da celebração promovida pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem a São Tarcísio, padroeiro dos que servem ao altar. A programação teve início pela manhã com animação, testemunho e Santa Missa na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio, e foi marcada também pela celebração dos 47 anos da Dedicação da Catedral, realizada em 1979.

Durante a celebração, Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, ressaltou o significado da dedicação de um templo e recordou que, para além da construção material, a Igreja é formada por pessoas. Em sua reflexão, destacou que os cristãos são “pedras vivas que formam um templo do Senhor”, chamados a construir, com a própria vida, uma comunidade de fé.

A celebração reuniu crianças, adolescentes e jovens provenientes de diversas paróquias da Arquidiocese, acompanhados por sacerdotes, familiares, coordenadores e agentes de pastoral. O encontro foi também uma oportunidade de valorizar o serviço dos coroinhas, acólitos e cerimoniários e incentivar sua participação na vida da Igreja.

Após a Missa, os participantes seguiram em procissão pelas ruas do Centro e da Lapa. Vestidos com suas tradicionais vestes litúrgicas, os cerca de 10 mil participantes caminharam em oração, levando às ruas da cidade a expressão pública de sua fé e devoção a São Tarcísio. A presença de milhares de crianças, adolescentes e jovens também evidenciou a vitalidade da juventude na vida da Igreja e a importância do serviço litúrgico como espaço de formação, convivência, responsabilidade e crescimento na fé.

A celebração dos 47 anos da Dedicação da Catedral ganhou um significado especial com a presença dos milhares de jovens que participaram do encontro. O templo, dedicado para o culto divino, tornou-se ponto de encontro de uma Igreja viva, formada por pessoas de diferentes comunidades e realidades.

Ao recordar que somos “pedras vivas”, Dom Orani convidou os fiéis a compreenderem que cada pessoa tem seu lugar e sua responsabilidade na construção do templo espiritual que é a Igreja, cuja a pedra angular é Jesus Cristo. A Arquidiocese agradece aos coroinhas, cerimoniários, suas famílias, sacerdotes, coordenadores, voluntários e todos os que colaboraram para a realização da celebração.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Autismo: médica lista estratégias que ajudam no atendimento a crianças

Hipersensibilidade sensorial, intolerância à quebra de rotina, baixa adesão ao tratamento domiciliar, incluindo rejeição severa…

Nacional estreia documentário que lembra histórico programa PRK-30

O documentário PRK-30 – O Rádio pelo Avesso estreia nos cinemas nesta quinta-feira (10), na mesma semana…

Lula pede quebra completa de sigilo do caso Master “doa a quem doer”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quarta-feira (9), a “quebra completa do sigilo…

Ir para o conteúdo