MAIS DE MIL ATENDIMENTOS NO DETRAN PRESENTE EM TRÊS RIOS

MAIS DE MIL ATENDIMENTOS NO DETRAN PRESENTE EM TRÊS RIOS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

Volta Redonda será a próxima cidade a receber o mutirão de serviços  para minimizar os impactos das paralisações de terceirizados

  O Detran-RJ continua o plano de contingência para minimizar os impactos das paralisações dos funcionários terceirizados. Nesta quarta-feira (25.10), a cidade de Três Rios recebeu o quinto Detran Presente extra para oferecer os serviços do órgão. Ao longo do dia, mais de mil atendimentos foram realizados na sede da Ciretran da cidade do Centro Sul Fluminense.

Desde o início do plano de contingência, o Detran-RJ já realizou mais de 6 mil atendimentos. Esta foi a 27ª edição do Detran Presente, que, ao longo da sua jornalod_jornalda, já realizou mais de 46 mil atendimentos. A próxima cidade a receber o Detran Presente será Volta Redonda. Nesta quinta-feira (26.10), toda a estrutura do Detran vai ser montada na Ilha São João, na Cidade do Aço.

Os serviços mais procurados em Três Rios foram os da Diretoria de Registro de Veículos, com 470 vistorias realizadas. Os pedidos de regulamentação da Carteira Nacional de Habilitação também foram bastante procurados: 155 atendimentos. Ao todo, também foram abertos 103 processos de recursos contra multas, além de 255 pedidos de emissão de carteiras de identidade.

“O serviço do Detran não pode parar. Montamos nossa estrutura aqui em Três Rios com nossos servidores para atender não somente os trirrienses, mas também aos moradores das cidades vizinhas, como Petrópolis e Paraíba Sul. Neste momento de paralisações, o Detran Presente está servindo para minimizar o impacto. As interrupções de serviços são pontuais e atingem principalmente o Médio Paraíba, o Sul Fluminense e a região Serrana. Por isso, nosso foco de ação está sendo por aqui”, destacou Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Diploma para motofretistas

Durante Detran Presente também foram entregues os certificados para os 21 condutores aprovados na primeira turma do curso de mototaxista, realizado em setembro, em Três Rios.  O Detran-RJ oferece gratuitamente aulas para os motociclistas profissionais aprenderem a dirigir com conhecimento e conscientização de segurança no trânsito.  Desde a realização do Detran Presente especial para os motofretistas, a classe já pode adquirir a regularização dos veículos após a vistoria no Detran.

Para Cleiton Gonçalves Baltazar, 26 anos, a conclusão do curso é um passo importante para a profissionalização: “Este curso é a primeira etapa para nós, mototaxistas, conseguirmos a nossa regulamentação aqui em Três Rios. Este certificado é uma vitória. Agora, sigo em busca da placa vermelha, para poder trabalhar regularizado”, avaliou. O condutor José Faustino Filho recebeu o diploma das mãos do presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, representando toda a classe. Um novo curso será oferecido em Três Rios, no mês de novembro.

Este foi quinto Detran Presente realizado após o início das paralisações. Cerca de 6.000 atendimentos já foram feitos durante dois eventos na capital e outros dois no interior, nas cidades de Barra Mansa e Resende. Esta foi a segunda vez que Três Rios recebeu o Detran Presente. Em junho, a cidade foi sede da quarta edição do mutirão, que havia sido lançado em maio, e atendeu 2.542 solicitações.

Durante os mutirões, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão.  A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros – como o licenciamento anual, emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação – precisam de agendamento pelo site.

Paralisações pontuais

As paralisações, iniciadas no dia último dia 13, são pontuais e estão sendo realizadas por funcionários terceirizados da empresa Prol, mas não afeta a todos os postos do estado. As regiões do Sul Fluminense e do Médio Paraíba foram as mais impactadas.

O Detran esclarece que está em dia com o pagamento das demais empresas prestadoras de serviço. No entanto, no momento, uma penalidade administrativa impede que pagamentos  para a empresa Prol sejam realizados.

Os usuários que estavam agendados e não puderam realizar o seu atendimento por causa da paralisação poderão retornar após a normalização do serviço, em até cinco dias úteis, e realizar o atendimento sem necessidade de agendamento.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 19 cidades, em 27 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo e Barra da Tijuca), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende e Barra Mansa.

MUTIRÃO DETRAN PRESENTE

 26 de outubro (quinta-feira) – Volta Redonda – Local: Ilha São João (Avenida Alexandre Polastri Filho 791).

 Foto de Alexandre Simonini

Deixe uma resposta