Celebrado neste sábado (28), o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ contará com mais uma homenagem do MetrôRio. Na campanha “LGBTI+M”, a empresa veicula a mensagens como: “O ‘M’ é de MetrôRio, mas também é de movimento, de mudança, de mais: mais amor, inclusão e respeito” e “A gente transporta orgulho”.
A campanha foi elaborada pela agência Made e tem como objetivo chamar a atenção dos passageiros para as demandas da comunidade LGBTI+, cujos direitos respeitados é fundamental para a democracia, na concepção do MetroRio.
As mensagens que valorizam o respeito, a diversidade e a inclusão dessa população podem ser lidas nas telas digitais das estações e das composições do modal. No corredor principal da estação General Osório/Ipanema foi instalado um mural de leques “instagramável”, com as cores do arco-íris, para que os usuários registrem o momento e apoiem a luta pela igualdade de direitos.
Nesta edição, o MetrôRio mantém a tradição das “Escadas da Diversidade”, que levam as cores da bandeira, símbolo da comunidade. Em 2025, a ação acontece nas estações de Del Castilho, na Zona Norte; General Osório/Ipanema (2022) e Central do Brasil/Centro.
Ações de diversidade na empresa
O MetrôRio é signatário do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e desenvolve iniciativas para valorizar e promover a diversidade e a inclusão no ambiente corporativo. Em 2017, o MetrôRio criou o programa de diversidade, baseado nos pilares de equidade de gênero, raça e etnia, LGBTI+ e pessoas com deficiência. A companhia criou ainda o grupo de afinidade Estação Pride; além de realizar ações de sensibilização junto às turmas de formação para agentes de segurança, operadores de estação e condutores.