Você está visualizando atualmente Miguel Pereira recebe ‘Cine na Estrada SESI Cultural’ dia 22 de agosto

Miguel Pereira recebe ‘Cine na Estrada SESI Cultural’ dia 22 de agosto

O projeto já passou por 12 cidades e vai beneficiar, no total, 15 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro ao longo do ano

logo_projetoMiguel Pereira recebe, no dia 22 de agosto (sábado), a caravana Cine na Estrada SESI Cultural, ação que ao longo do ano exibe filmes brasileiros em praças públicas de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro. Em um telão montado a céu aberto no espaço conhecido como “praça do pátio da estação”, na Rua Gal Ferreira do Amaral, Centro da cidade, serão exibidos os filmes “Minhocas”, animação infantil, às 17h30, e “Gonzaga – De pai pra filho”, para os adultos, às 19h30. A entrada é franca e dá direito a pipoca.

Em parceria com as prefeituras municipais, o Cine na Estrada tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional com a exibição de longas-metragens premiados. De acordo com levantamento do IBGE, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 27 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na região metropolitana.

A exibição do filme “Gonzaga – De pai pra filho” terá um motivo especial em Miguel Pereira. A cidade tem entre os seus moradores o Daniel
​ G​onzaga, filho de Luiz​ ​​Gonzaga​ ​e neto de Gonzaguinha, que também herdou o talento para a música e já lançou sete discos. Segundo o músico, a cidade é muito acolhedora, mas carente da sétima arte. “Miguel já teve um cinema, mas virou outra coisa. Minhas filhas costumam ir à Vassouras quando querem assistir a algum filme”.
Ele apoia a iniciativa do SESI e se diz muito contente em poder ver a história do seu pai e avô sendo exibida democraticamente em uma praça de sua cidade. “O filme é muito bonito e mostra bem o relacionamento entre os dois. Acho que mais projetos como esse deveriam ser realizados. É muito importante difundir cultura nas cidades do interior. E ainda mais apresentando filmes que mostram um pouco da história de nosso país. Eu acho que vai ser o máximo! Miguel é uma cidade muito amistosa. Garanto que a praça vai lotar!”

Miguel Pereira é a 13ª cidade do estado a receber o projeto, que faz parte da Caravana SESI Cultural e já passou por São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus, Porciúncula, Trajano de Moraes, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Miracema, Sapucaia, Itatiaia, Engenheiro Paulo de Frontin e Saquarema. O projeto conta com programação para toda a família. Em cada cidade são exibidas duas sessões: a primeira sempre às 17h30, para o público infantil, e a segunda às 19h30, para os adultos.

A caravana, que conta com a produção da produtora carioca Nova Bossa, já confirmou passagem por mais uma cidade: Tanguá (29/08). Outros filmes brasileiros, como “As aventuras do avião vermelho”, “O menino do espelho”, “O tempo e o vento” e “Xingu” foram selecionados pela curadoria do projeto e podem variar a cada cidade.

O projeto Cine na Estrada SESI Cultural pretende beneficiar todas as regiões do interior do estado do Rio de Janeiro, passando por novas cidades a cada ano. “Através do Cine na Estrada SESI Cultural, iremos intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior, democratizando o acesso à cultura por meio da linguagem cinematográfica e da difusão do cinema brasileiro. A ocupação do espaço público com atividades culturais é uma forma de reforçar a autoestima e o afeto das pessoas com relação à cidade onde elas estão inseridas”, define Antenor Neto, Gerente de Cultura e Arte do Sistema FIRJAN.

A Caravana SESI Cultural foi criada em 2010 e, inicialmente, se apresentava através de um pequeno palco montado no chão, com atrações circenses e shows de banquinho e violão. Ao longo dos anos, o projeto cresceu e ganhou um caminhão palco para percorrer lugares diversos, levando música para grandes públicos. Com o Cine na Estrada, a sétima arte passa a ser mais uma expressão cultural a fazer parte da caravana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS PRÓXIMAS CIDADES:

22 de agosto (sábado) – Miguel Pereira
Local: Rua Gal Ferreira do Amaral – Centro (praça do pátio da estação)
Minhocas (infantil) – 17h30
Gonzaga – De pai pra filho (adulto) – 19h30

29 de agosto (sábado) – Tanguá
Local: Praça da Juventude
Minhocas (infantil) – 17h30
Xingu (adulto) – 19h30
image002
FICHA TÉCNICA E SINOPSE DOS FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS EM MIGUEL PEREIRA:

“MINHOCAS”
Duração: 82 minutos
Gênero: Animação
Direção: Paolo Conti
Ano de produção: 2013
Classificação indicativa do filme: Livre
Sinopse: Longe de casa e em um ambiente hostil, as jovens minhocas Júnior, Linda e Nico encontram o vilão Big Wig, um tatu-bola que deseja transformar as minhocas em escravas. Durante a aventura, Júnior, antes um garoto mimado e inseguro, descobre os valores da amizade, coragem e confiança.

“GONZAGA – DE PAI PRA FILHO”
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Direção: Breno Silveira
Ano de produção: 2012
Classificação indicativa do filme: 12 anos
Elenco: Adelio Lima, Chambinho do Acordeon, Land Vieira, Julio Andrade, Giancarlo di Tomazzio, Alison Santos, Nanda Costa, Silvia Buarque, Luciano Quirino, Claudio Jaborandy, Cyria Coentro, Olivia Araujo, Domingos Montagner, Zezé Motta, João Miguel, Cecilia Dassi.
Sinopse: Separados pela vida, unidos pela música. Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO PROJETO:
Cerejeira Comunicação
Daniella Fernandes – cerejeiracomunica@gmail.com
(21) 2533-6614 / 98779-6594