quarta-feira, 9 de setembro de 2026 - 2:32

  • Home
  • Política
  • Ministério da Justiça vai criar “banco de IMEIs” para recuperar celulares

Ministério da Justiça vai criar “banco de IMEIs” para recuperar celulares

Com a nova versão do programa “Celular Seguro”, o Ministério da Justiça vai criar um banco de dados com IMEIs de todos os celulares brasileiros. O IMEI é um número, como se fosse chassi de um carro, que cada aparelho celular tem.

A ideia, segundo o secretário-executivo do MJ, Manoel Carlos de Almeida Neto, disse à CNN, é que com base nesse cadastro nacional o aparelho possa ser recuperado de forma mais célere pelas polícias dos estados.

O banco de dados já tem parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e todas as operadoras de telefonia.

Nesse banco de IMEIs, também será possível consultar de forma gratuita a situação de um celular antes de comprá-lo. Todas as restrições, se houver, constarão no sistema.

Na tela inicial da ferramenta, há a opção “Celulares com Restrição”. Ao clicar, o usuário pode digitar o IMEI com 15 números ou utilizar “Ler código de barras”. Ao clicar nessa última opção, a câmera do telefone abrirá.

Essa plataforma funciona dentro do programa Celular Seguro. Para a consulta, o usuário precisa informar o IMEI e logo em seguida recebe a informação.

Segundo o secretário do MJ, haverá, também, uma campanha nacional para que os brasileiros se cadastrem e saibam da nova função que existe, a de “recuperação” (botão laranjado). Com ela, o usuário bloqueia o aparelho caso seja roubado, mas consegue acessar novamente quando for recuperado.

Com base nesse sistema, o MJ vai enviar o comunicado às polícias dos estados informando a localização do aparelho roubado. Assim, a Polícia Civil do estado abrirá inquérito para investigar a rota dos criminosos até o celular chegar àquela localidade. Ao recuperar, o dispositivo é devolvido à vítima de furto ou roubo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Veja como foi a terça-feira (8) dos candidatos a presidente

A agenda dos presidenciáveis nesta terça-feira (8) incluiu entrevistas e reuniões com apoiadores. >> Veja…

Cidades do noroeste de SP têm maior incidência de casos de dengue

Dados do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES) de São Paulo apontam que três…

Mega-Sena acumula para R$ 76 milhões; confira os números sorteados

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 3.055 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (8). O prêmio…

Ir para o conteúdo