quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 7:07

  • Home
  • Brasil
  • Mourão diz que Bolsonaro estava pronto para entregar governo a Lula

Mourão diz que Bolsonaro estava pronto para entregar governo a Lula

O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou nesta sexta-feira (23) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava pronto para entregar o governo federal para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mourão prestou depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) como testemunha da suposta trama golpista.

O senador afirmou desconhecer qualquer tratativa sobre um plano para impedir a posse de Lula (PT) e manter Bolsonaro no poder.

Segundo ele, todas as reuniões das quais participou após as eleições tratavam somente da transição de governos.

Mourão relatou que tentou contato com o ex-presidente no dia do resultado do pleito, mas não chegaram a conversar muito porque Bolsonaro estava “abatido”.

No dia seguinte, reuniram-se no Palácio do Planalto para discutir a fase de transição e Mourão negou qualquer ordem de Bolsonaro para atrapalhar o processo.

“No dia seguinte à nossa derrota, estive no Palácio do Planalto. Falei [a Bolsonaro] que entraria em contato com [Geraldo] Alckmin para me colocar à disposição, de modo que tivéssemos uma comunicação com o governo eleito. Falei também com Ciro Nogueira para que ele iniciasse a liderança da transição, mostrando claramente que Bolsonaro estava pronto para entregar o governo para o presidente recém-eleito”, disse.

As audiências de testemunha estão sendo realizadas por videoconferência e devem ocorrer até o dia 2 de junho. Além de Mourão, prestaram depoimento nesta sexta o comandante da Marina, Almir Garnier; o ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff (PT) Aldo rebelo; e mais quatro pessoas.

Até então, já foram ouvidas 19 das 82 testemunhas arroladas no processo contra o chamado “núcleo 1” da trama golpista, considerado o grupo central na tentativa de ruptura institucional.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Instituições preparam orientações para reforçar pesquisas sobre vapes

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições de…

Ação da PF prende influenciadores envolvidos em lavagem de dinheiro

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (15), os cantores MC Ryan SP e MC…

Justiça bloqueia R$ 8,6 milhões da prefeita de Guapimirim por suspeita de fraude em licitações

Marina Rocha – Divulgação A Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio de R$…

Ir para o conteúdo