Washington Reis foi o primeiro a se mover na disputa interna que agita os bastidores da política fluminense. Mostrando que definitivamente não é Claudio Castro, exonerou aliados do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, em Duque de Caxias. Entre os atingidos, está Giorgio Monteiro, irmão do deputado estadual Arthur Monteiro, próximo a Bacellar, que perdeu espaço na gestão do prefeito Netinho Reis, sobrinho de Washington.
Em resposta, Bacellar também mostrou que não é Claudio Castro e exonerou Washington da Secretaria de Estado de Transportes, acirrando ainda mais a disputa de bastidores entre os dois grupos. O tabuleiro político fluminense se movimenta rapidamente, com aliados se tornando peças descartáveis em questão de dias — ou até de horas.
No entanto, uma figura chama atenção por atravessar esse vendaval político sem arranhões e, mais do que isso, mantendo-se estrategicamente bem posicionada: o deputado federal Áureo Ribeiro.
Enquanto Bacellar e Washington travam uma disputa de forças em várias frentes, Áureo segue presente em todas. Sua esposa, Aline do Áureo, é vice-prefeita de Netinho Reis em Duque de Caxias, município onde também comanda, de fato, as secretarias de Educação e de Assistência Social. No Estado, sua irmã, Danielle Barros, ocupa o cargo de secretária de Cultura. E, na capital, Áureo ainda mantém espaço relevante na gestão do prefeito Eduardo Paes, cotado como adversário de Bacellar na disputa pelo governo do estado.
Na Assembleia Legislativa, onde o clima é de risca-chão, o deputado federal parece flutuar com sapatos de sola de vento. Não risca, não derrapa — e ainda sobrevoa, leve, por cima da disputa.