quinta-feira, 18 de junho de 2026 - 3:46

  • Home
  • Alerj
  • Nomeações de Cláudio Castro no TJRJ viram alvo no STF após questionamento sobre cotas raciais

Nomeações de Cláudio Castro no TJRJ viram alvo no STF após questionamento sobre cotas raciais

Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

As nomeações feitas pelo governador Cláudio Castro para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro agora chegaram ao Supremo Tribunal Federal. Um mandado de segurança apresentado pelo Instituto José do Patrocínio contesta a decisão do Conselho Nacional de Justiça que validou a escolha de dois desembargadores pelo quinto constitucional da advocacia. As informações são de Lauro Jardim/O Globo.

O foco da ação é a política de cotas raciais prevista no edital da OAB-RJ. Segundo o instituto, a reserva foi aplicada apenas na fase inicial do processo seletivo, mas perdeu efeito nas etapas seguintes. A alegação é que a advocacia negra acabou excluída na formação da lista tríplice pelo tribunal e, depois, na escolha final feita pelo governador.

Além do mérito, o mandado aponta falha no julgamento do CNJ. O Instituto afirma que o pedido de sustentação oral foi negado somente após o início da sessão virtual, o que caracterizaria cerceamento de defesa. “Houve restrição ao direito de manifestação em um processo de clara repercussão constitucional”, sustenta a entidade, em petição ao STF.

A ação pede liminar para suspender as nomeações dos desembargadores Fernando Marques de Campos Cabral Filho e Carlos Alberto Menezes Direito Filho, que assumiram os cargos no início do ano. Caso avance no Supremo, o processo pode influenciar futuras escolhas no Judiciário, especialmente aquelas relacionadas ao cumprimento de políticas afirmativas no quinto constitucional.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Programa Autonomia e Renda Petrobras abre inscrições para vagas em curso técnico do setor de Óleo e Gás

Crédito: Hélio Melo / Firjan Com foco em áreas industriais estratégicas, o Programa Autonomia e…

Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar

O senado federal aprovou na tarde desta quarta-feira (17) o Projeto de Lei nº 4.088/2023…

Cavaliere revoga licença no Aterro, Satiê recua na Câmara e Bacellar volta ao centro das conversas – Bastidores do Rio

Quintino Gomes Freire – Foto: Daniel Martins/Diário do Rio Indo bemA revogação do licenciamento para…

Ir para o conteúdo