quarta-feira, 4 de novembro de 2026 - 10:20

  • Home
  • Política
  • O Grande Debate: Diálogo Bolsonaro-Valdemar ajuda tática do PL para 2026?

O Grande Debate: Diálogo Bolsonaro-Valdemar ajuda tática do PL para 2026?

A jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos e o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, discutiram, nesta terça-feira (11), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o diálogo entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ajuda a tática do PL nas eleições de 2026.

Ana Amélia defende que o contato entre Bolsonaro e Valdemar vai pavimentar os próximos passos que serão tomados pelo PL e por Bolsonaro na questão jurídica e na questão política.

“Essa conversa pessoal tem dois lados, um aspecto é a questão jurídica, como o partido vai tratar a questão do processo que envolve o ex-presidente e o 8/1. A outra questão é política, a sucessão de 2026. Bolsonaro tem insistido em relação a ele ser candidato e dito que só morto poderá designar outro candidato, como declarou textualmente. Assim, ele não abre espaço para ninguém. Essa tática é inteligente, porque na hora em que ele disser que tem um sucessor ele é esquecido, o sucessor que passa a ser a estrela desse processo, o bolsonarismo passa a ter outro líder. Isso o Bolsonaro não quer”, opinou.

Renato Meirelles considera inegável que a direita é beneficiada ao ter o presidente do PL com condições de articular com o ex-presidente da República. No entanto, avalia que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enfraquece a tese de perseguição política.

“É muito mais difícil para a direita criticar Alexandre de Moraes depois dessa decisão que favoreceu a direita. Todo o discurso da direita é que o ministro tomava decisões injustas para a direita, que perseguia Bolsonaro. Agora, o ministro tomou uma decisão favorável a Bolsonaro e a Valdemar Costa Neto. Essa notícia, só essa, é boa para a esquerda”, pontuou.

Bolsonaro e Valdemar se falaram por telefone logo após Moraes autorizar a retomada de contato entre os dois. O ex-presidente e o dirigente do PL estavam sem se falar desde fevereiro de 2024, quando foram alvos da Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal, que mirava investigados pela tentativa de golpe de estado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

SUS e Einstein desenvolvem IA para identificação de doenças de pele

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Einstein Hospital Israelita desenvolveu um sistema…

OAB-RJ tem mais de 3 mil denúncias sobre golpe do falso advogado

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio (OAB-RJ), encaminhou à Secretaria de Segurança Pública…

Receita apreende 15 toneladas de produtos irregulares no Porto do Rio

A Receita Federal apreendeu, nesta quarta-feira (4), contêiner com aproximadamente 15 toneladas de mercadorias irregulares…

Ir para o conteúdo