Setur-RJ realiza 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense em Niterói.
Na oportunidade, prefeitos, secretários e técnicos do setor puderam trocar ideias, conhecer o plano estratégico da Setur, assistir palestras e apresentar demandas.
Com o objetivo de promover um amplo debate sobre o turismo no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) realizou, hoje (1/03), o 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense. O evento, realizado das 14h às 18h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, foi aberto pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e pelo prefeito de Niterói, Axel Grael.
Para o secretário, o encontro foi fundamental para a união de esforços de todos os gestores neste momento em que o setor, seriamente abalado pela pandemia, se empenha pela retomada.
– Estamos trabalhando em ações e projetos que fortaleçam o fluxo turístico para o Estado. Durante o evento, entregamos a todos os representantes do interior, o “Guia do Turismo RJ”, um manual, produzido pelos técnicos da Setur/TurisRio, com informações que, em muito, vão contribuir para o planejamento e estruturação de ações e projetos que visem o desenvolvimento da atividade turística.
Segundo Tutuca, na publicação há orientações, dados, sugestões e explicações, que serão importantes ferramentas capazes de direcionar o trabalho a ser executado por cada um dos gestores das cidades fluminenses.
– A meta é fazer com que as cidades das doze regiões turísticas estejam na mente dos viajantes no momento da escolha do próximo destino – diz o secretário.
O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, lembra ainda que, durante o encontro, os participantes assistiram à apresentação do Plano Estratégico da Setur-RJ/TurisRio para os próximos dois anos.
– É essencial que as ações estejam alinhadas, a troca de informações se fortaleça e a união predomine entre os municípios. Sabemos da importância do turismo como gerador de renda e temos certeza de que a atividade pode se tornar um dos pilares da economia da maioria dessas localidades.
Entre os pontos destacados no dossiê de planejamento estão o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação do Estado em São Paulo, Minas Gerais e Brasília e a realização de Fóruns Regionais, com transferência do Gabinete para as doze regiões turísticas do Estado, que tem como finalidade aproximar a esfera estadual, municipal e a iniciativa privada das cidades do interior com um só objetivo: o desenvolvimento do turismo.
Os participantes assistiram também a uma série de palestras com temas direcionados a questões fundamentais para o incremento do turismo. Entre elas, destaque para “Estratégias para a captação de recursos por emendas parlamentares federais”, apresentada por Edmilson Suassuna, Subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da SERGB/RJ e “Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense”, exposta por Karen Dutra, Diretora Geral da ECT/TCE-RJ.
O 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense foi encerrado com uma apresentação sintética das demandas dos municípios, recebidas pela Setur-RJ. Na ocasião, os dirigentes municipais do turismo fluminense puderam falar sobre as principais dificuldades enfrentadas e acertar parcerias entre os demais envolvidos.
Texto: Ascom Setur/TurisRio
Crédito das fotos: Flávio Cabral e Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de São Sebastião do Alto