quarta-feira, 9 de julho de 2025 - 4:00

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Orquestra Ouro Preto apresenta ópera ‘Feliz Ano Velho’ e concertos com Mart’nália e Bloco do Sargento Pimenta em Copacabana

Orquestra Ouro Preto apresenta ópera ‘Feliz Ano Velho’ e concertos com Mart’nália e Bloco do Sargento Pimenta em Copacabana

Foto: Rapha Garcia/Divulgação

A Orquestra Ouro Preto celebra seus 25 anos e a festa chega às areias de Copacabana. Nos dias 28 e 29 de junho, acontece no Posto 2 o Orquestra Ouro Preto Vale Festival 2025, que em sua quarta edição chega ainda mais ousado com a estreia de Feliz Ano Velho, a Ópera, adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, no sábado, dia 28, às 19h, e dois concertos vibrantes no domingo, dia 29, a partir das 18h: um ao lado de Mart’nália e outro com o Bloco Sargento Pimenta. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Ao longo de mais de duas décadas, o grupo mineiro tornou-se uma referência nacional e internacional, quebrando barreiras e transformando o cenário musical brasileiro ao unir a tradição da música de concerto a novas e surpreendentes abordagens artísticas. Em mais um projeto inovador, a Orquestra compartilha com o público carioca a estreia de Feliz Ano Velho, a Ópera, com música e libreto de Tim Rescala, concepção e direção musical do maestro Rodrigo Toffolo e direção cênica de Julliano Mendes.

A montagem conta com um elenco de destaque que inclui Johny França (Marcelo), Jabez Lima (Rubens Paiva), Marília Vargas (Eunice Paiva), além de um grande corpo artístico. Unindo música de concerto, teatro e literatura, a montagem propõe uma nova leitura para a obra autobiográfica, um marco da literatura brasileira contemporânea.

O projeto nasceu a partir de conversas entre o maestro Rodrigo Toffolo e Marcelo Rubens Paiva, iniciadas em 2023. Desde o primeiro encontro, a ideia de transformar a obra em ópera entusiasmou o autor. “É emocionante ver Feliz Ano Velho ganhar vida no palco de forma tão intensa e musical. Mal posso esperar para ver e ouvir essa história contada de um jeito novo. Estou me sentindo um ‘erudito’”, afirma Marcelo.

Com assinatura de Tim Rescala, reconhecido por seu trabalho na música de concerto e pelas bem-sucedidas parcerias com a Orquestra, como Auto da Compadecida e Hilda Furacão, a ópera promete unir irreverência, lirismo e emoção, características também presentes no livro original. A direção cênica de Julliano Mendes reforça a força dramática e a leveza que atravessam a narrativa de Paiva, numa montagem que dialoga com diferentes gerações.

As celebrações continuam no domingo, dia 29, com dois concertos que prometem agitar Copacabana. Mart’nália e o Bloco do Sargento Pimenta sobem ao palco pela primeira vez com a Orquestra Ouro Preto para apresentar a energia do samba e dos Beatles em ritmo de Carnaval. As performances mostram toda a versatilidade e a excelência que definem a trajetória do conjunto mineiro.

Serviço

Orquestra Ouro Preto Vale Festival 2025
Quando: 28 e 29 de junho

28 de junho, às 19h: Estreia da ópera “Feliz Ano Velho”
29 de junho
– 18h: Concerto com Mart’nália e Orquestra Ouro Preto
– 19h30: Orquestra Ouro Preto e Bloco do Sargento Pimenta: The Beatles
Onde: Praia de Copacabana, Posto 2, Rio de Janeiro
Ingressos: Evento gratuito

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami

O Ministério da Saúde confirmou a morte de dois pacientes, de 78 anos e de…

Secretário-geral da ONU visita o Museu do Amanhã e recebe convite para participar de fórum no Rio

Imagem aérea da região do Museu de Amanhã – Foto: Bruno Bartholini O prefeito do…

Estrangeiros atrasam investigação sobre óleo no litoral do Nordeste

Quase seis anos após um grande volume de óleo poluir uma extensa faixa do litoral…

Ir para o conteúdo