quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 4:18

  • Home
  • Alerj
  • Pacientes com câncer podem ter direito à preservação de gametas e tratamento de reprodução assistida

Pacientes com câncer podem ter direito à preservação de gametas e tratamento de reprodução assistida

Pessoas em idade reprodutiva que ainda não tenham filhos e precisem passar por tratamento contra o câncer capaz de causar esterilidade, como quimioterapia e radioterapia, podem ganhar o acesso a técnicas de conservação de seus gametas, a fim de utilizá-los mais tarde em tratamento para reprodução assistida na rede pública de saúde. É o que garante o Projeto de Lei 1.301/12, do ex-deputado Waguinho, que foi aprovado, em redação final, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (21/03). O texto segue para o Poder Executivo.

“Cada vez mais pessoas jovens vêm enfrentando o tratamento de câncer e recebendo o prognóstico de que, mesmo curados, ficarão estéreis. Esta situação gera um grande abalo para os pacientes e suas famílias, especialmente quando estão em idade reprodutiva e, muitas vezes, ainda sem ter filhos”, apontou o autor da medida.

De acordo com o texto, o Poder Executivo deverá regulamentar a norma e poderá firmar convênios com empresas especializadas em reprodução assistida. Segundo a medida, a conservação dos gametas será interrompida após dois anos do início da sua preservação ou em função do óbito do paciente.

Ainda segundo a medida, o consentimento do beneficiário será livre e esclarecido, vedada a manifestação da vontade por procurador, e será formalizado, por instrumento particular, que conterá, necessariamente, os seguintes esclarecimentos: a indicação médica para o emprego das técnicas de tratamento oncológico consideradas infertilizantes, no caso específico, além dos aspectos técnicos e as implicações médicas das diferentes fases das modalidades de procriação medicamente assistida disponíveis.

VEJA MAIS

Niterói assina acordo com setor privado para a retomada da indústria naval na cidade

Crédito: Diego Baravelli (.Wikimedia) Em mais um passo para impulsionar a retomada da indústria naval,…

Relatório da CPI do Crime conecta facções com sistema financeiro

Em cerca de 220 páginas, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime…

Câmara vota, em 2ª discussão, PL que declara ambulantes da orla como patrimônio imaterial da cidade

Orla de Copacabana – Rio de Janeiro – Brasil – Foto: Alexandre Macieira | Riotur…

Ir para o conteúdo