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Pacotes de Ruffles e Doritos virão mais cheios após onda de reclamações nos EUA

A PepsiCo, dona das marcas Lay’s, Doritos, Tostitos e Ruffles, quer entregar pacotes mais cheios para os clientes, após reclamação ​​de preços altos em embalagens mais econômicas.

Os consumidores se recusaram comprar salgadinhos, biscoitos e outros produtos de tamanho reduzido, amplamente conhecido como reduflação, e buscaram opções mais baratas, ou pararam de comprar completamente.

O CEO da PepsiCo, Ramon Laguarta, disse à CNN que os pacotes de “bônus” de Tostitos e Ruffles terão 20% mais conteúdo pelo mesmo preço do tamanho padrão em locais selecionados.

A PepsiCo também está adicionando dois pacotes no combo com 18 unidades, disse o porta-voz.

“É a temporada de futebol. Há muitas reuniões”, disse Laguarta, em uma teleconferência de resultados na semana passada.

É uma reversão de anos de encolhimento de embalagens de Tostitos, Ruffles e outras marcas de salgadinhos.

Em 2021, Edgar Dworsky, advogado de proteção ao consumidor e fundador do site Consumer World, que monitora meticulosamente a reduflação, descobriu que a versão “Hint of Guacamole” da Tostitos encolheu cerca de 30 gramas, passando de 340 para 311 gramas, enquanto a versão “Hint of Lime” caiu de 368 para 311 gramas.

Dworsky também descobriu que a Ruffles reduziu 15 gramas em um saco de “Sour Cream & Onion” em 2013.

“Já era hora”, disse Dworsky sobre a mudança da PepsiCo. “Os amantes de chips sofreram durante anos com as reduções.”

A PepsiCo é a maior fabricante de salgadinhos dos Estados Unidos, e para Robert Moskow, analista da TD Cowen, os concorrentes — provavelmente — seguirão o exemplo e também aumentarão os tamanhos das embalagens.

Preços mais altos, vendas mais baixas

A PepsiCo está fazendo essas mudanças porque os consumidores, pressionados por uma alta na inflação, têm comprado menos salgadinhos. Quando compram, eles geralmente trocam de marcas grandes e mais caras, como Tostitos para marcas da Walmart, Costco ou próprias de outros varejistas.

Durante o terceiro trimestre de 2024, as vendas de lanches caíram 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado, e o volume do varejo caiu 1,1%, de acordo com pesquisa de analistas do Bank of America.

As vendas de lanches da PepsiCo caíram 1% no último trimestre e seus volumes também caíram, chegando a 1,5%. Os preços dos lanches subiram mais rapidamente do que os de outros itens.

O preço dos salgadinhos aumentou 36% em comparação a 2020, superando o aumento de 21% nos preços gerais dos supermercados, disse Moskow.

O preço médio de chips de batata de 453 gramas em setembro foi de US$ 6,46 (cerca de R$ 36) em setembro de 2020, o preço médio foi de US$ 5,02 (R$ 28), de acordo com dados do governo federal.

Consumidores e legisladores nos últimos anos também protestaram contra as empresas que estavam reduzindo o tamanho dos produtos enquanto simultaneamente aumentavam os preços. Todos, do presidente Joe Biden ao Cookie Monster, reclamaram da reduflação.

PepsiCo, General Mills, Mondelez e outras gigantes do setor de lanches aumentaram as promoções para tentar reconquistar clientes, mas foram ineficazes, conforme o Bank of America.

Outras empresas também estão tentando responder à frustração dos consumidores com a reduflação.

No mês passado, a Domino’s ofereceu uma oferta por tempo limitado chamada “Moreflation ”. Clientes on-line que pediram duas ou mais pizzas médias com dois sabores podiam trocar uma de suas pizzas por uma grande de forma grátis.

“Os consumidores estão ficando cansados ​​de ver uma porção menor pelo mesmo preço”, disse o diretor financeiro da Domino’s, Sandeep Reddy, em uma teleconferência de resultados no mês passado.

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