PARLAMENTO JUVENIL BATE RECORDE E TEM 513 INSCRITOS

PARLAMENTO JUVENIL BATE RECORDE E TEM 513 INSCRITOS

Pela primeira vez, todos os 92 municípios têm candidatos; primeiro turno será quinta (03/09)

A nona edição do Parlamento Juvenil, projeto da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) instalado em 2003 com o objetivo de aproximar os jovens da política, teve um número recorde de inscritos: 514 estudantes. Pela primeira vez, todos os 92 municípios terão candidatos. Este ano, as inscrições foram feitas exclusivamente pela internet, no site do projeto.

Conheça o projeto

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é o município com mais candidatos, 86 ao todo, seguido da capital (37) e Niterói (24). “Fizemos uma verdadeira maratona para divulgar o projeto, pois consideramos fundamental a oxigenação da política e a criação de novas lideranças. Tenho certeza que esta edição será um sucesso e que os jovens terão uma semana de aprendizado quando chegarem à Alerj”, disse o coordenador desta edição, deputado Wanderson Nogueira (PSB) .

Como participar

O primeiro turno do PJ 2015 ocorre nesta quinta-feira (03/09), quando alunos vão às urnas para eleger colegas que mergulharão na rotina de um deputado estadual, durante uma semana, em novembro. O processo de escolha é feito de forma democrática, por voto direto.

Participam da corrida eleitoral alunos matriculados em escolas da rede pública estadual de ensino, que têm entre 14 e 17 anos. As inscrições foram encerradas na segunda-feira (31/09). O segundo turno ocorre em 15/09.

No Palácio Tiradentes, sede da Alerj, os eleitos discutem e apresentam projetos que podem virar leis. Este ano, eles também terão um encontro com o governador Luiz Fernando Pezão e participarão de cursos.

(Texto de Simone Munay)