A Câmara Municipal do Rio de Janeiro fechou o primeiro semestre de 2026 com uma agenda marcada por audiências públicas, eventos abertos e ações fora do Palácio Pedro Ernesto. A ideia foi levar parte do debate legislativo para mais perto dos cariocas e ouvir demandas que podem influenciar projetos em tramitação na Casa.
No período, os vereadores aprovaram medidas voltadas à inclusão, à proteção social e ao desenvolvimento da cidade. Ao mesmo tempo, a Câmara tentou ampliar a participação popular em temas ligados à educação, urbanismo, segurança alimentar, esporte, economia criativa e transformação da região central do Rio.
Audiências públicas chegaram aos bairros
Além das discussões realizadas na sede do Legislativo, a Câmara promoveu cinco audiências públicas externas no primeiro semestre. Três delas foram organizadas pela Comissão de Educação em Pedra de Guaratiba, Bangu e Campo Grande, com foco em melhorias na rede municipal de ensino.
A Comissão de Assuntos Urbanos também levou o debate para fora da Câmara. Na Cidade Nova, moradores, especialistas e representantes do poder público discutiram o projeto Praça Onze Maravilha, que prevê uma ampla revitalização da região.
Já a Comissão de Segurança Alimentar esteve na Maré para tratar de temas como fome, desigualdade e violência. A presença no território foi uma forma de ouvir moradores sobre problemas que afetam o dia a dia de comunidades e periferias do Rio.
Centro do Rio foi tema de seminários
As mudanças em curso na região central também tiveram espaço na agenda da Câmara. O Legislativo sediou seminários com os temas “O Novo Porto”, “O Centro em Transformação”, “Praça Onze Maravilha” e “O Centro Expandido”.
Os encontros foram abertos ao público e reuniram especialistas, representantes do poder público, iniciativa privada e imprensa. A proposta foi discutir o futuro do Centro do Rio, área que vem passando por obras, novos empreendimentos e projetos de reocupação.
Câmara participou de eventos fora do Palácio Pedro Ernesto
A Câmara também marcou presença no Festival Favela Gastronômica, realizado na Praça de Inhaúma. O evento reuniu empreendedores gastronômicos de favelas, que puderam apresentar seus pratos, fortalecer seus negócios e ampliar a clientela.
Para o Legislativo, a participação serviu como forma de aproximar a Casa de iniciativas ligadas à economia popular, à cultura e ao empreendedorismo nas comunidades.
No Rio FutSummit 2026, a Comissão de Esportes divulgou leis aprovadas e projetos em tramitação ligados ao futebol. Em ano de Copa do Mundo, a Câmara usou o evento para mostrar propostas relacionadas ao esporte mais popular do país.
A Casa também promoveu, pelo terceiro ano seguido, a Praça da Cidadania, na Cinelândia. Na ação, vereadores e técnicos das comissões permanentes atenderam moradores e receberam demandas da população.
Outra iniciativa retomada foi “O Povo Pergunta”, que chegou à quinta edição. O projeto permite que eleitores façam perguntas diretamente aos parlamentares, também na Cinelândia.
O presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), afirmou que a aproximação com a população precisa fazer parte da rotina do Legislativo municipal. Carlo Caiado disse: “O apelido de ‘Casa do Povo’ da Câmara do Rio não pode ser só para inglês ver. Nós, vereadores, precisamos ir aonde o povo está e também trazer a população para o Parlamento municipal. Este ano, intensificamos iniciativas com esse objetivo. Ouvindo as reais demandas e necessidades dos cidadãos e das cidadãs, conseguimos aprimorar projetos que de fato atendam aos seus anseios.”