quarta-feira, 9 de outubro de 2024 - 4:50

Peixes se olham no espelho para decidir se podem vencer uma luta

Em um experimento, um peixe bodião-limpador-de-faixa-azul (Labroides dimidiatus) se observou no espelho e analisou seu tamanho corporal antes de decidir de atacaria outros peixes que eram ligeiramente maiores ou menores do que ele. É os pesquisadores apontam em estudo publicado no Scientific Reports, na última terça-feira (11).

O trabalho mostrou, pela primeira vez, um animal não humano que demonstrou possuir alguns estamos mentais (como imagem corporal mental, padrões, intenções, objetivos), que são elementos de autoconsciência. A pesquisa foi liderada por pesquisadores da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão.

No ano passado, a equipe relatou que o bodião-limpador era capaz de se identificar em fotografias de si mesmo, com base em seu rosto e através do autorreconhecimento no espelho. No experimento recente, o comportamento do bodião-limpador de ir olhar no espelho, instalado em um tanque, quando necessário indicou a possibilidade de que os peixes estavam verificando seu próprio tamanho corporal em relação ao de outros peixes e para prever o resultado de lutas.

“Os resultados de que os peixes podem usar o espelho como uma ferramenta podem ajudar a esclarecer as semelhanças entre a autoconsciência humana e animal não humana e fornecer pistas importantes para elucidar como a autoconsciência evoluiu”, afirma Taiga Kobayashi, aluno de pós-graduação da OMU e líder do estudo, em comunicado à imprensa.

Conheça o peixe-robô que coleta DNA no fundo do oceano

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Deputado ex-bolsonarista diz que bolsonarismo tem síndrome da soberba

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), defensor virtuoso do ex-presidente, sonhava com a candidatura à…

Antigo rival de Poatan no kickboxing assina com o UFC

O brasileiro Alex Poatan Pereira venceu Khalil Rountree Jr no último sábado (5), no UFC…

CPI das Bets: Progressistas deve ficar com presidência e Podemos tenta relatoria

Criação autorizada, a CPI das BETs do Senado agora depende da indicação de integrantes para…

Pular para o conteúdo