Petrópolis ganha Centro de Referência da Juventude

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

Primeiro CRJ do interior, espaço reúne capacitações e oficinas esportivas

Com a meta de beneficiar entre 1,5 mil a 2 mil adolescentes e jovens da Região Serrana do Rio de Janeiro, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Petrópolis vai oferecer 20 atividades, entre elas, capacitação profissional, modalidades esportivas, além de oficinas culturais e de artes. Esse é o primeiro equipamento voltado para esse segmento do interior fluminense após parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e a Prefeitura de Petrópolis.

– O trabalho desenvolvido nos Centros de Referência da Juventude é fundamental para a transformação da vida de um jovem, pois são nestes espaços que ele tem acesso ao esporte, à cultura e ao mercado de trabalho, que são instrumentos de geração de oportunidades. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude aposta nas parcerias. Assim foi possível expandir o CRJ para além da capital e trazê-lo para Petrópolis – afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.

 O bairro Alto da Serra foi escolhido para abrigar a unidade em virtude do alto número de jovens da região. A capacitação profissional é um dos pontos altos do CRJ Petrópolis. Dez cursos voltados para o mercado de trabalho serão ofertados aos jovens de 15 a 29 anos: recepcionista, auxiliar administrativo, auxiliar de departamento pessoal, auxiliar de recursos humanos, logística, telemarketing, agente de informações turísticas, inglês, curso de recreador/animador cultural, além de operador de máquinas pesadas.

 O esporte também terá destaque entre as atividades do espaço. Aulas de judô, jiu-jítsu e capoeira, oficinas de futebol de salão e vôlei, além de xadrez, devem atrair muitos interessados.  A oficina de teatro completa o cardápio de opções da unidade.

 Aos 17 anos, Yuri Costa pretende aprimorar as técnicas que já sabe do jiu-jítsu nas aulas do CRJ.

– Muitas portas vão se abrir para os jovens que desejam ter mais opções esportivas ou profissionalizantes – disse o adolescente.

CRJ nas comunidades

 O plano de expansão dos Centros de Referência da Juventude é um dos pontos da política pública voltada aos jovens, o Rio de Juventudes, elaborado pela Superintendência a partir de 2015, ano em que a pasta de juventude foi incorporada ao esporte e lazer. Os CRJs estão presentes em cinco comunidades do Rio de Janeiro: Cidade de Deus, Manguinhos, Complexo do Alemão, Vila Paciência e no Fumacê, em Realengo.

Deixe uma resposta