Pezão e Paes visitam túnel da Transolímpica
04-08-2015 Rio de Janeiro - Governador Luiz Fernando Pezão participa da apresentação do túnel perfurado Transolímpica.

Pezão e Paes visitam túnel da Transolímpica

Perfuração atinge a marca de 100% a um ano dos Jogos de 2016

O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes participaram, nesta terça-feira (04/08), da apresentação do túnel perfurado da Transolímpica, na galeria Engenho Velho, sentido Jacarepaguá, na Zona Oeste. A perfuração total da passagem marca a comemoração de um ano para as Olimpíadas. Com finalização prevista para o primeiro semestre de 2016, a ​obra da Transolímpica já atingiu 65% de sua execução.

​​P​ara o governador Luiz Fernando Pezão, a abertura do túnel a um ano dos Jogos reafirma a importância do grande evento e o legado que será deixado para a população.

– ​Considero a mobilidade ​um dos grandes legados desta Olimpíada. A integração dos BRTs, o metrô, toda a renovação da frota de barcas – esta semana uma nova barca chegará e há mais duas embarcando, uma do Ceará, a outra da China -, além de outras iniciativas ​ que​ irão facilitar a vida da população​. O BRT, por exemplo, já mostrou que é um sucesso e este corredor aberto será ligado à Avenida Brasil. Quero, portanto, parabenizar o prefeito Eduardo Paes pela obstinação em tirar do papel os sonhos que esta cidade tinha há muitos anos – disse o governador.

Ao final da obra da Transolímpica, terão sido escavados 350 mil metros cúbicos de rocha. O túnel completamente perfurado na Serra do Engenho Velho conta com duas galerias e 2,8 quilômetros de extensão (1,4 quilômetro em ca​da sentido).

– A Olimpíada sempre serviu para que pudéssemos integrar a cidade. Vamos reduzir o tempo de viagem com o BRT. Será um grande ganho para a população – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman comemorou o feito junto com as demais autoridades.

– Esta é uma área que não tinha oportunidade de crescimento. É um legado extraordinário. Parabenizo a todos os envolvidos – ressaltou Nuzman.

A ​Transolímpica ligará o ​Recreio dos ​Bandeirantes a Deodoro, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Colônia, Taquara, Jardim Sulacap, Vila Militar e Magalhães Bastos. A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido de duas horas e meia para 30 minutos, beneficiando 70 mil passageiros por dia.

Fotos: Clarice Castro