terça-feira, 1 de outubro de 2024 - 11:55

  • Home
  • Notícias
  • Pezão inaugura Centro de Monitoramento de Segurança de Nova Friburgo

Pezão inaugura Centro de Monitoramento de Segurança de Nova Friburgo

Projeto foi desenvolvido com financiamento da Faperj, da Secretaria de Ciência e Tecnologia

O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta sexta-feira (07/08), o Centro de Monitoramento de Segurança de Nova Friburgo, que controla um circuito de 32 câmeras espalhadas pela cidade, cobrindo uma extensão de 25,5 quilômetros com fibra ótica. O centro de monitoramento é um investimento de R$ 1,5 milhão do programa Nova Friburgo Cidade Inteligente, financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de ajudar o município na redução dos índices de criminalidade.

– Essa rede inteligente que estamos inaugurando hoje, com fibra ótica veloz, ajuda muito a melhorar a vida do cidadão. Eu sou fã desse projeto e quero levar banda larga para todo o estado. Hoje, o que pode fazer diferença na vida do cidadão, além, é claro, de saúde e educação, é oferecer internet de qualidade, o que ajuda a resolver muitos problemas. E o interior não pode ficar sem uma internet de qualidade, disse Pezão.

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, lembrou da luta pessoal de anos para tornar realidade o programa de banda larga da cidade.

– Comecei a trabalhar nesse projeto em 2007, quando ainda era deputado. Na época, o programa não deslanchou. Hoje com a ajuda do Pezão, através da Faperj, pude tirar o sonho do papel. Demorou oito anos, mas aí está, Vamos monitorar as encostas, as cheias dos rios, a segurança e o trânsito.

Durante o evento, a prefeitura também lançou um aplicativo que vai conectar o cidadão com o Centro de Monitoramento. O Cidade Inteligente vai permitir que o usuário possa informar ocorrências de queda de árvore, acidentes de trânsito e denunciar eventuais suspeitos de delitos.

De acordo com a secretária Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Eliana Amil, o programa terá uma segunda etapa com o desenvolvimento de biometria digital, telefonia voip e a interligação por internet de todos os setores da administração pública.

– Fizemos um teste piloto no Carnaval deste ano, e, segundo relatos da Polícia Militar, foi o carnaval mais tranquilo dos últimos dez anos, tanto com relação à segurança quanto à mobilidade urbana. Portanto, com vistas às melhorias, o programa será de fundamental importância para que possamos avançar significativamente nos dois segmentos. Certamente a implantação do Nova Friburgo Cidade Inteligente será um marco, inserindo Nova Friburgo no rol das cidades inteligentes e humanas, afirmou a secretária.

O aposentado Ozéias Gonçalves da Rosa, 68 anos, aprovou a iniciativa.

– Tenho certeza de que a segurança vai melhorar muito, tanto no trânsito, quanto na rua. As câmeras vão poder ajudar a polícia a identificar os criminosos que praticam o ‘saidinha de banco’ que tanto ameaçam os mais idosos, comemorou Ozéias.

Fotos: Clarice Castro

VEJA MAIS

Instrumentos do samba se tornam manifestações da cultura nacional

Nove instrumentos musicais do samba, entre eles o pandeiro, o tam-tam, a cuíca e o…

RB Leipzig x Juventus: horário e onde assistir ao jogo da Champions League

A Champions League chega à sua segunda rodada com um confronto de alto nível entre…

Brasil espera repatriar até 240 brasileiros no Líbano até o fim desta semana, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta segunda-feira (30), que o governo federal…

Pular para o conteúdo