Governador destaca esforço na infraestrutura para levar o Rio ao posto de terceiro maior exportador
O governador Luiz Fernando Pezão, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, e o ministro-chefe da Secretaria dos Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, abriram, nesta quarta-feira (19/8), no Rio, o Encontro Nacional de Comércio Exterior 2015 (ENAEX). Em sua 34ª edição, o evento irá reunir, até esta quinta-feira (20/8), executivos e autoridades para debater os desafios da exportação brasileira.
Primeiro governador a participar do encontro desde 2004, Pezão destacou a relevância estratégica do setor exportador para o desenvolvimento do país e falou do esforço do governo do Rio para melhorar a logística do estado para apoiar o crescimento do comércio exterior.
– O Rio saiu da nona posição em 2004 para a terceira entre os estados exportadores nos últimos dez anos. Isso ocorreu graças às obras de infraestrutura realizadas e que estão em andamento. Temos feito diversas parcerias com o governo federal, empresas e entidades, vendo o que podemos melhorar para desburocratizar processos. Pedimos, por exemplo, ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que prontamente nos atendeu, colocando a Receita Federal no Porto do Açu. Solicitamos ao ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, apoio para trazer a fábrica de carros elétricos da Nissan para Resende, e também ao ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, ajuda para a complementação do Arco Metropolitano que, aliás, já é um grande celeiro de empresas e desenvolvimento para os municípios da Baixada Fluminense – afirmou o governador.
Entre as diversas intervenções realizadas em parceria com a União estão ainda as do Programa de Investimentos e Logística (PIL), queincluem a concessão da Rio-Santos, a conclusão do Arco Metropolitano e a nova ferrovia Rio-Vitória, além de 17 novos terminais portuários. Serão R$ 15,7 bilhões investidos em rodovias e ferrovias em todo o estado.
– Nossos portos têm um papel determinante neste cenário de crescimento do comércio exterior. Quase 95% do comércio exterior passam pelo sistema portuário, que estamos ampliando. Temos no Rio de Janeiro, por exemplo, ações concretas de nossos esforços em parceria com o governo do Estado como a construção de uma alça de acesso com a Linha Vermelha incluída na nova concessão da Ponte Rio Niterói. Também entregamos a primeira fase do Porto do Futuro, no Caju, e temos ainda o Programa de Investimentos e Logística (PIL), onde investiremos em terminais portuários – destacou o ministro-chefe da Secretaria dos Portos da Presidência da República, Edinho Araújo.
Exposição
Com o objetivo de debater e refletir sobre questões relevantes do comércio internacional com foco na competitividade, a ENAEX contará com workshops e área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.
– Acredito que a perspectiva deste momento de transição para a retomada do crescimento econômico que o Brasil atravessa é o caminho externo. Temos investido no Plano Nacional de Exportações, que considero uma iniciativa concreta de um conjunto de ações. Este encontro promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma grande oportunidade de pensarmos nos desafios e propostas para o desenvolvimento do setor – afirmou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro.
Outras autoridades vão participar do Encontro Nacional e Comércio Exterior, no Centro do Rio. Entre elas o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, além de representantes de empresas, bancos, universidades e da Receita Federal, entre outras entidades e órgãos.