quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 - 11:40

  • Home
  • Política
  • PGR se manifesta contra soltura de investigado por tramar morte de Lula

PGR se manifesta contra soltura de investigado por tramar morte de Lula

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, se manifestou contra a soltura do general Mário Fernandes. Preso desde 19 de novembro, o militar entrou com pedido de habeas corpus no último dia 17. A PGR, no entanto, não viu elementos suficiente para atender a solicitação.

“A situação fática e jurídica que autorizou a decretação da prisão preventiva de Mário Fernandes mantém-se inalterada, não havendo nos autos fato novo capaz de modificar o entendimento já proferido pelo eminente Ministro relator na decisão”, diz parecer publicado nesta terça-feira (24).

Gonet também sustenta que ‘os pontos trazidos na manifestação da defesa não afastam os elementos que fundamentaram a decretação da prisão preventiva’. O documento diz que ‘ao revés, a prisão decretada está amparada em elementos que traduzem o risco concreto à ordem pública, notadamente ante a apontada posição de grande ascendência do Requerente em relação aos demais investigados’.

De acordo com a Polícia Federal, Mário Fernandes, então número 2 da Secretaria-Geral da Presidência no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi responsável pela elaboração do chamado “Punhal Verde e Amarelo” — plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O general foi preso na operação Contragolpe da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde ficou preso inicialmente. Em 5 de dezembro, ele foi transferido para Brasília. Está sob a custódia do Comando Militar do Planalto (CMP).

A defesa de Mário Fernandes nega o envolvimento do militar no plano golpista. À CNN, o advogado Marcus Vinicius Figueiredo afirmou que o documento apontado pela investigação como um plano golpista jamais foi entregue a ninguém.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

USP desenvolve bateria funcional de nióbio de 3 volts

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma bateria funcional de nióbio, que atinge 3…

Aeroporto de Jacarepaguá lidera número de voos de helicóptero no mundo

Foto: Reprodução/Internet O Aeroporto de Jacarepaguá – Roberto Marinho (SBJR), na Zona Oeste do Rio…

Quando o Rio rezava em voz alta: sinos, procissões e a música que organizava a cidade

Sinos recém restaurados da Igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares, na rua Primeiro…

Ir para o conteúdo