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Pierre Cardin cria traje espacial de treinamento para Agência Espacial Europeia

A casa de moda francesa Pierre Cardin projetou um traje de treinamento para astronautas, que será usado no centro da Agência Espacial Europeia (ESA) na cidade de Colônia, na Alemanha.

O protótipo do traje espacial foi revelado no ateliê de Pierre Cardin em Paris na segunda-feira (9), e foi experimentado pelo astronauta alemão Matthias Maurer, que disse que o tecido do traje parecia confortável, com menos pontos de pressão em comparação com os trajes que ele havia usado anteriormente.

Rodrigo Basilicati-Cardin, sobrinho-neto de Pierre Cardin, que assumiu a empresa após a morte do fundador em 2020, disse que projetar um traje para astronautas exigiu que seus artesãos desenvolvessem técnicas sobre volume e estrutura, que também são aplicáveis à moda prêt-à-porter. Após alguns ajustes, os trajes serão usados no Luna, um novo edifício de simulação da superfície lunar na base da ESA em Colônia.

Para criar uma roupa que ajudasse a simular as condições na lua, o ateliê de Pierre Cardin desenvolveu tecidos que resistem a condições extremas de temperatura e, ao mesmo tempo, oferecem conforto e mobilidade. Essas características da roupa são importantes, disse a casa de moda, à medida que a moda se adapta às mudanças climáticas.

A colaboração com a ESA remete à emblemática coleção Cosmocorps de Pierre Cardin, lançada nos anos 1960, inspirada nas viagens ao espaço. Engenheiro e também designer, Basilicati-Cardin disse que o traje espacial já lhe deu ideias para alguns designs da próxima coleção prêt-à-porter.

Pierre Cardin abriu caminho fora da França muito antes de outras multinacionais da moda para atrair novos públicos — apresentando uma coleção na China comunista em 1979, quando o país ainda estava amplamente fechado ao mundo exterior, e na Praça Vermelha de Moscou em 1991, apenas dois anos após a queda do Muro de Berlim.

Cardin foi o primeiro designer a vender coleções de roupas em lojas de departamento no final dos anos 1950, e o primeiro a entrar no negócio de licenciamento para perfumes, acessórios e até alimentos — agora um grande motor de lucro para muitas casas de moda.

*Com produção de Marco Trujillo e Michaela Cabrera

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