quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 9:28

Pinguim é visto nadando entre banhistas na Praia de Ipanema

Pinguim avistado em Ipanema, na altura da rua Maria Quitéria. Foto: Arquivo pessoal/ Diário do Rio

Na manhã deste sábado (12), banhistas na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, avistaram um pinguim no mar, próximo à altura da rua Maria Quitéria. As imagens, registradas por um frequentador e compartilhadas com o Diário do Rio, mostram o animal aparentemente tranquilo.

Embora não tenha sido possível confirmar a espécie da ave observada, especialistas afirmam que a presença de pinguins migratórios no litoral carioca durante o inverno é comum.

Esses animais costumam migrar da região da Patagônia, que compreende partes do sul da Argentina e do Chile, em busca de alimento e águas mais quentes. Durante o trajeto, alguns acabam chegando ao litoral do Sudeste brasileiro, seja devido às correntes marítimas, à escassez de presas ou a erros de navegação.

Especialistas reforçam que, ao avistar pinguins ou outros animais marinhos, o ideal é evitar contato e acionar os órgãos ambientais competentes para garantir a segurança tanto das espécies quanto das pessoas.

*Matéria em atualização.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Central do Brasil ganhará sua primeira praça de alimentação

Será o primeiro espaço destinado a alimentação dentro da estação — Foto: Cleomir Tavares/Diário do…

Pedido de vista adia votação da PEC do fim da 6×1 na CCJ da Câmara

Um pedido de vista coletivo feito pelas lideranças do PSDB e do PL na Comissão…

Instituições preparam orientações para reforçar pesquisas sobre vapes

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições de…

Ir para o conteúdo