quarta-feira, 9 de julho de 2025 - 4:08

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • PL que declara Flamengo patrimônio histórico e cultural do Rio segue para sanção do governador

PL que declara Flamengo patrimônio histórico e cultural do Rio segue para sanção do governador

Foto: Paula Reis / Flamengo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (24), em segunda discussão, o Projeto de Lei 2.468/23 que declara o Clube de Regatas do Flamengo como patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado do Rio. A proposta, que é de autoria da deputada Verônica Lima (PT), segue para o governador Claúdio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

No projeto de lei, a deputada, com apoio de outros colegas, destaca a relevância social, cultural e econômica do rubro-negro para a cultura popular fluminense:

“O futebol é coisa muito séria. É uma cadeia produtiva que impacta positivamente a economia do nosso país e do estado. E o Clube de Regatas do Flamengo é o time brasileiro que mais faz a alegria do povo”, justifica Verônica Lima.

Mesmo sendo declarado como patrimônio cultural e imaterial, as instalações do clube, bem como a sua sede da Gávea, na Zona Sul do Rio, estão autorizadas a fazer obras, reformas ou melhorias nas suas instalações.

O técnico do time, Filipe Luís também será homenageado pela Alerj e receberá a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela casa legislativa. O projeto que concede a homenagem foi aprovado em plenário no dia 11.

Atualmente, o Flamengo atua no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, juntamente com outros três times brasileiros: Botafogo, Fluminense e Palmeiras.

Fundado em 1895 como um clube de remo na Praia do Flamengo, a instituição incluiu o futebol em 1911. Desde então, o Flamengo se consolidou como uma potência esportiva nacional.

Dono da maior torcida do Brasil, o clube coleciona títulos no futebol, como um Mundial, três Libertadores da América, oito Campeonatos Brasileiros e quatro Copas do Brasil.

O Flamengo também conta com outras modalidades esportivas de destaque como: ginástica artística, basquete, vôlei, natação, judô, karatê, polo aquático e nado artístico.

O projeto também é assinado por outros deputados, entre os quais Carlos Minc (PSB), Brazão (União), Tia Ju (REP), Val Ceasa (PRD), Flavio Serafini (PSOL), Renata Souza (PSOL), TH Joias (MDB), Zeidan (PT), Rodrigo Amorim (União), Alexandre Knoploch (PL), Rodrigo Bacellar (União), Elika Takimoto (PT), Guilherme Delaroli (PL), Dr. Deodalto (PL), Yuri Moura (PSOL), Luiz Paulo (PSD) e Chico Machado (SDD).

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami

O Ministério da Saúde confirmou a morte de dois pacientes, de 78 anos e de…

Secretário-geral da ONU visita o Museu do Amanhã e recebe convite para participar de fórum no Rio

Imagem aérea da região do Museu de Amanhã – Foto: Bruno Bartholini O prefeito do…

Estrangeiros atrasam investigação sobre óleo no litoral do Nordeste

Quase seis anos após um grande volume de óleo poluir uma extensa faixa do litoral…

Ir para o conteúdo