quinta-feira, 7 de maio de 2026 - 1:29

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Planetário do Rio faz 55 anos com ingressos grátis e curso de astronomia na Gávea

Planetário do Rio faz 55 anos com ingressos grátis e curso de astronomia na Gávea

Divulgação

O Planetário do Rio completa 55 anos nesta quarta-feira (19/11) e vai comemorar abrindo as portas de graça para o público. Das 9h às 17h, os visitantes poderão entrar na chamada “nave da diversão”, na Gávea, sem pagar ingresso para conferir atrações e sessões especiais.

No mesmo dia, serão reinaugurados o Space Master, primeiro equipamento de projeção da instituição, e a Cúpula Galileu Galilei, dois espaços que marcaram gerações de cariocas e fazem parte da memória do Planetário.

Como parte das comemorações, o Planetário também abriu inscrições para o curso gratuito “Identificação do céu”, um dos mais procurados da casa. Até o dia 24, interessados podem se inscrever pelo link disponível no Instagram @planetariodorio. O curso oferece noções básicas de astronomia e ensina a reconhecer as principais constelações a olho nu.

As aulas serão presenciais, nos dias 25, 26 e 27, e quem quiser o certificado precisa comparecer a pelo menos dois encontros. As vagas são limitadas.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, destaca o papel do espaço para a cidade. “O Planetário do Rio é uma das mais importantes instituições de difusão da astronomia da América Latina. É um espaço de aprendizado, inclusão social e democratização da ciência. Então, vamos às comemorações, e que a nossa nave da diversão continue nos trazendo novas descobertas”, afirma Tatiana Roque.

Já o presidente do Planetário, Renato Pellizzari, lembra a missão da fundação de aproximar ciência e público. “Presidir o Planetário do Rio é, ao mesmo tempo, uma honra e uma grande responsabilidade. Nosso trabalho tem como principal missão reforçar este equipamento como espaço pedagógico, cultural, turístico e científico. Mas que seja para todos, onde todos os cariocas sintam-se pertencentes a este lugar que é um símbolo da cidade. E recuperar o Spacemaster é devolver a todos que visitaram o Planetário, ao longo desses 55 anos, uma parte de sua memória afetiva”, diz Renato Pellizzari.

O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rio registra mais de 7.600 novos negócios em abril, segundo a Jucerja

City Tower, no Centro do Rio Um levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do…

Lula recebe credenciais de sete novos embaixadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira (6), as credenciais de sete…

CET-Rio Programada Interdições em Túneis e Elevado das Bandeiras na Quarta-feira

Fechamentos de Vias para Manutenção em Rio de Janeiro O Tablado Inferior do Elevado das…

Ir para o conteúdo