Na próxima segunda-feira (30), a Secretaria Especial de Integração Metropolitana (Seim) do Rio promove o seminário “Cidades Inteligentes e Integradas: Sustentabilidade em Foco”, na Cúpula Carl Sagan do Planetário do Rio, na Gávea. O evento, que ocorre das 14h às 17h, tem como objetivo informar a população sobre as ações desenvolvidas pelo setor público nas áreas de sustentabilidade, resiliência e preservação ambiental na capital e nas cidades metropolitanas do Rio. Com o evento, a Secretaria espera outros atores sociais se engajem na defesa dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável. A entrada é franca. O evento é sujeito à lotação.
“A Secretaria tem nos seminários uma eficaz ferramenta de integração com os municípios da região metropolitana e com nosso município, e para essa ocasião em especial reunimos palestrantes extremamente competentes para falar da capacidade de minimizarmos o impacto ambiental da produção e consumo, promovendo assim um estilo de vida mais consciente e sustentável”, afirma a secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix.
Também participa do encontro, o professor Marcos Freitas, Coordenador Executivo do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe – UFRJ. O acadêmico falará sobre a importância do gerenciamento da destinação dos resíduos sólidos produzidos pela cidade, para transformá-los em benefícios:
“Belíssima iniciativa da Secretaria de Integração Metropolitana de discutir cidades inteligentes e integradas sob os aspectos da sustentabilidade. As cidades precisam de água, de energia, de verde e de qualidade de vida para as pessoas. Mas elas também são produtoras de resíduos, de poluição e de uma série de coisas que podem virar riquezas ou problemas sem fim”, explica Freitas.
À secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri, Meire Lucy, caberá abordar as políticas públicas de preservação ambiental implementadas no seu município.
“É muito importante essa iniciativa da Secretaria de Integração Metropolitana, porque nós temos 21 municípios, mas nem todos se conhecem ou sabem suas habilidades. Através destes seminários que a secretaria promove, temos o privilégio e a oportunidade de integrar com outras secretarias de outros municípios”, diz Meire Lucy.
A superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima de Paracambi, Andreia Loureiro, destaca que o evento é importante para promover e tornar visíveis as ações intermunicipais ligados ao meio ambiente.
“A integração dos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, visando a troca de boas práticas, entre a capital e os demais municípios, promovendo a sustentabilidade, empregabilidade e qualidade de vida, que é de grande importância para que tenhamos cidades inteligentes, sustentáveis e integradas”, comenta a superintendente.
Também no grupo está Lívia Galdino, subsecretária de Meio Ambiente e Clima, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Clima (SMAC) do Rio de Janeiro, que apresentará as políticas de sustentabilidade implementadas na capital carioca:
“No seminário, iremos abordar como a Secretaria de Meio Ambiente e Clima tem tratado as questões climáticas e como está contribuindo para que a cidade se adapte e mitigue os efeitos das ações climáticas no município do Rio de Janeiro”, esclarece Lívia.
Serviço: “Cidades Inteligentes e Integradas: Sustentabilidade em Foco”
Data: 30/06 (segunda-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Planetário – Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea – RJ
Cúpula Carl Sagan
O Seminário será transmitido ao vivo, via Instagram e Youtube: seim-rio.
Evento gratuito, sujeito a lotação. As inscrições poderão ser feitas pelo link disponível na bio do nosso instagram – @seim.rio. O local possui estrutura adaptada. Classificação Livre