terça-feira, 19 de maio de 2026 - 2:36

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Polícia prende operador financeiro do CV em ação da Operação Contenção na Baixada Fluminense

Polícia prende operador financeiro do CV em ação da Operação Contenção na Baixada Fluminense

Operador financeiro do Comando Vermelho é preso na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/Polícia Civil/@drfa_bf

A Polícia Civil prendeu, na madrugada deste sábado (10), um homem apontado como operador financeiro do Comando Vermelho na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, ele era responsável por movimentar recursos da facção criminosa na região e mantinha ligação direta com Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, uma das principais lideranças do grupo no estado do Rio de Janeiro.

A prisão faz parte da Operação Contenção, iniciativa do Governo do Estado que tem como foco enfraquecer a estrutura financeira e territorial do Comando Vermelho, atingindo diretamente o núcleo de comando da organização criminosa.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito ocupava uma posição estratégica dentro da facção e atuava em esquemas de lavagem de dinheiro, utilizando estabelecimentos comerciais como bares e boates na Baixada Fluminense para ocultar a origem dos recursos ilícitos.

A investigação foi conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Baixada Fluminense (DRFA-BF), que vinha monitorando a rotina e os deslocamentos do homem.

A primeira abordagem ocorreu após ele deixar um estabelecimento comercial em Nilópolis, quando pilotava uma motocicleta de alto valor. Apesar do risco envolvido na ação, a operação transcorreu sem intercorrências graves, e as diligências continuaram ao longo do dia.

Horas depois, com base em novas informações levantadas pelos investigadores, o suspeito foi localizado em uma unidade hospitalar de Duque de Caxias, onde recebia atendimento médico. A prisão foi confirmada no local.

Segundo a polícia, o homem possui antecedentes criminais por roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Contra ele, havia ainda dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de roubo e latrocínio.

A Operação Contenção é uma ação permanente do Governo do Estado voltada ao combate direto ao Comando Vermelho, com foco na prisão de integrantes, apreensão de armas e desarticulação do esquema financeiro da facção.

Desde o início da operação, as forças de segurança já prenderam mais de 275 pessoas. Também foram apreendidas 466 armas, incluindo 189 fuzis, além de mais de 50 mil munições. Segundo dados oficiais, 136 pessoas morreram em confrontos durante as ações.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PF combate tráfico internacional de drogas em 10 cidades catarinenses

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Tirocinium, para combater uma organização criminosa…

Túnel Martim de Sá terá novo guarda-corpo antifurto no Catumbi

Túnel Martin de Sá – Foto: Prefeitura do Rio A Prefeitura…

CCJ retoma nesta terça debate sobre redução da maioridade penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados retoma nesta terça-feira (19)…

Ir para o conteúdo