Prazo para alistamento militar se encerra em 30 de junho

Prazo para alistamento militar se encerra em 30 de junho

Desde o dia 1º de janeiro, os jovens de Macuco que completam 18 anos em 2016 devem realizar o alistamento militar. O prazo se encerra no dia 30 de junho e é importante lembrar que o alistamento é obrigatório. Após o alistamento, o jovem receberá um número de protocolo e poderá saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do país até os 45 anos de idade. Quem não estiver em dia com o Serviço Militar não poderá se inscrever em concursos públicos, possuir registro em carteira de trabalho, obter passaporte e título de eleitor, não poderá matricular-se na faculdade, entre outras limitações. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas. Devem comparecer à Junta Militar todos os brasileiros nascidos em 1998 e, também, os nascidos em anos anteriores que ainda não regularizaram sua situação. Mais informações na Junta de Serviço Militar de Macuco, que funciona no Prédio de Múltiplo Uso, ao lado do Banco do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, motorista ou trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3×4 recente.

Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à Junta do Serviço Militar (JSM), para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

Deixe uma resposta