Você está visualizando atualmente PREFEITURA ASSINA TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA CALÇADA ACESSÍVEL

PREFEITURA ASSINA TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA CALÇADA ACESSÍVEL

Pisos e rampas desnivelados, postes no meio da passagem e falta de manutenção, são situações comuns que prejudicam o ir e vir de todos.

Nossa cidade fechou uma parceria, sem custos para a prefeitura, com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para qualificação e acompanhamento técnico de futuras construções das nossas calçadas. O projeto prevê calçadas acessíveis e com baixíssimo custo de construção e ainda com baixo impacto ambiental. Nossa cidade está no caminho da modernidade.

O prefeito Leonan Melhorance, assinou em seu gabinete um termo de intenção para que o município seja incluído no programa. O programa tem ainda como objetivo orientar os técnicos da prefeitura, engenheiros, arquitetos, gestores públicos, lideranças do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, idosos, envolvidos e responsáveis pela elaboração de projetos e obras e que atuam na formulação de políticas públicas de mobilidade.

Em muitos casos andar pelas calçadas de Cordeiro é um verdadeiro desafio, uma prova de obstáculos. Formatos e alturas diferentes, rampas desniveladas e postes bem no meio da passagem são situações comuns que prejudicam o ir e vir dos cordeirenses. Algumas possuem muitos buracos, pisos soltos, escorregadios, falta de padronização e manutenção. E quem mais sofre com isso são os idosos, deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.
De acordo com o prefeito, Leonan Melhorance, o projeto é mais um passo na garantia de dignidade à pessoa humana e mostra a preocupação social da Prefeitura.
“O uso de produtos, transporte, bem como equipamentos, mobiliários, serviços e informações é uma necessidade coletiva. Portanto, essa iniciativa demonstra mais uma vez o cuidado da Prefeitura em assegurar condições morais e sociais para a população e”, afirmou o prefeito.