quarta-feira, 17 de junho de 2026 - 8:10

  • Home
  • Destaque
  • Prefeitura do Rio Implementa Ação de Segurança e Educação Viária na Transolímpica Durante o Maio Amarelo

Prefeitura do Rio Implementa Ação de Segurança e Educação Viária na Transolímpica Durante o Maio Amarelo

Prefeitura do Rio Lança Campanha de Segurança Viária na Transolímpica

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) do Rio de Janeiro inicia nesta quinta-feira (07/05) uma nova campanha voltada para a segurança e educação no trânsito, com foco na Transolímpica. Essa ação faz parte da campanha Maio Amarelo, que visa a diminuição de acidentes e a promoção de um trânsito mais seguro e consciente em uma das principais vias expressas da cidade.

O secretário da SMTR, Jorge Arraes, destacou a importância da iniciativa: “Nossa meta é clara: salvar vidas. A operação na Transolímpica une fiscalização rigorosa e ações educativas para criar um ambiente de trânsito mais humano e seguro”.

A ação se desdobra em três eixos principais:

  1. Educação e Conscientização: Serão realizadas atividades educativas ao longo da via, incluindo blitz informativas e distribuição de materiais de conscientização, especialmente direcionados a motociclistas, que são um dos grupos mais vulneráveis no trânsito.

  2. Tecnologia e Monitoramento: A utilização de sistemas inteligentes para análise de dados permitirá a identificação de pontos críticos, melhoria no fluxo de veículos e uma abordagem mais estratégica na fiscalização.

  3. Parcerias: A iniciativa conta com a colaboração de diversas entidades, como a Superintendência de Táxi e Transporte Individual da SMTR, o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-RJ), o Corpo de Bombeiros, a concessionária ViaRio S.A. e o SEST SENAT. A Prefeitura trabalha em conjunto com a concessionária para ampliar a eficácia das campanhas e fortalecer a cultura de segurança no trânsito.

Essa ação reafirma o compromisso da Prefeitura com a preservação da vida e está em consonância com o Plano de Segurança Viária do Rio (PSV-Rio), criado pelo Decreto Municipal nº 52.554/2023, que adota a filosofia da “Visão Zero”, uma abordagem internacional focada na eliminação de mortes e lesões graves no trânsito.

Com essa iniciativa, a expectativa é não apenas reduzir o número de acidentes na Transolímpica, mas também aumentar a sensação de segurança entre os usuários e promover uma cultura de respeito às normas de trânsito em toda a cidade.


Post Views: 1

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PF restitui documentos imperiais brasileiros ao Arquivo Nacional

A Polícia Federal (PF) restituiu nesta quarta-feira (17) ao acervo do Arquivo Nacional documentos históricos…

200 Anos de Literatura do Mundo

Baía de Kotor. Foto: Olav Schrader O cenário é de rara beleza. Um fiorde de…

Projeto dispensa licitação para medicamentos produzidos pela Hemobrás

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que dispensa a…

Ir para o conteúdo