quarta-feira, 7 de outubro de 2026 - 9:26

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Prefeitura do Rio vai instalar 12 pontos de apoio para mototaxistas e entregadores; confira os locais

Prefeitura do Rio vai instalar 12 pontos de apoio para mototaxistas e entregadores; confira os locais

Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

A Prefeitura do Rio planeja transformar viadutos e pontes em pontos de apoio para motociclistas que trabalham com entregas ou transportam passageiros por aplicativos. A ideia é oferecer espaços seguros para descanso, refeições e pequenas necessidades, como recarregar celulares ou aquecer lanches.

A CET-Rio lançou nesta sexta-feira um chamamento público para que empresas como Uber, 99 e iFood instalem contêineres climatizados nesses terrenos públicos. Cada ponto terá banheiros, refeitórios, áreas de descanso, no mínimo dez vagas para bicicletas e 20 para motos. A exigência é que os espaços funcionem pelo menos das 10h às 22h, e que cada aplicativo administre apenas um lote, sem impedir o acesso de usuários de empresas concorrentes.

O projeto é resultado de um grupo de trabalho formado em maio, com participação de entregadores e mototaxistas, depois que o prefeito recuou de decretos que reduziram a velocidade máxima das motos e limitaram sua circulação a faixas laterais em algumas vias. O objetivo principal é aumentar a segurança e reduzir acidentes com motociclistas.

“Selecionamos espaços próximos a vias de grande circulação que estavam sem uso. Cada vez mais pessoas trabalham com entregas e precisavam de locais seguros para descansar. A expectativa é que os primeiros pontos estejam prontos em cerca de seis meses” explicou Luiz Eduardo Oliveira da Silva, presidente da CET-Rio.

A prefeitura prevê instalar pontos em bairros estratégicos como Laranjeiras, Maracanã, Botafogo e Barra, entre outros. Ao todo, foram definidos 12 locais:

  • Botafogo: Viaduto Pedro Álvares Cabral – Praia de Botafogo x Voluntários da Pátria
  • Botafogo: Viaduto San Tiago Dantas – Praia de Botafogo x R. Fernando Ferrari
  • Maracanã: Viaduto Oduvaldo Cozzi – Av. Rei Pelé x Av. Maracanã
  • Barra: Ponte do Canal de Marapendi – Pc. Prof. Sousa Araújo x Av. Armando Lombardi
  • Bangu: Viaduto de Bangu – Av. Santa Cruz x R. Barão de Capanema
  • Riachuelo: Viaduto Procurador J. Alves de Morais – Av. Marechal Rondon x R. São Paulo
  • Madureira: Viaduto Prefeito Negrão de Lima – R. Carolina Machado x R. Francis Batista
  • Recreio: Ponte do Canal de Sernambetiba – Est. Ver. Alceu de Carvalho x Av. Américas
  • São Cristóvão: Acesso Elevado Rufino Pizarro – Cp. D. de S. Cristóvão x R. Figueiredo Melo
  • Campo Grande: Viaduto Prefeito Alim Pedro – R. Maria Tereza x Estr. Rio do A
  • Laranjeiras: Viaduto Engenheiro Noronha – R. das Laranjeiras x R. Pinheiro Machado
  • Pilares: Viaduto Eng. João Alves de Moraes – Av. Dom Hélder Câmara x Linha Amarela

O projeto segue tendências de outras capitais. Em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes anunciou iniciativa semelhante em parceria com aplicativos, mas ainda não colocou os pontos em funcionamento.

Para ampliar a segurança, a prefeitura já firmou convênios do iFood e da 99 com o Centro de Operações Rio (COR), que vai monitorar os deslocamentos e propor medidas adicionais para reduzir riscos.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Melhor investimento em saúde pode evitar 739 mil mortes no Brasil

Aumentar os investimentos em saúde de forma direcionada pode prevenir 739 mil mortes prematuras no…

Mendonça multa Flávio por impulsionar post negativo contra Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (5) multar o…

Cremerj promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

O Conselho Estadual de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) promove nesta quarta-feira, (7) campanha…

Ir para o conteúdo