terça-feira, 16 de junho de 2026 - 9:57

  • Home
  • Notícias
  • Prefeitura entrega Vila dos Atletas ao Comitê Rio 2016

Prefeitura entrega Vila dos Atletas ao Comitê Rio 2016

A prefeitura do Rio de Janeiro entregou hoje (15) ao Comitê Rio 2016 os prédios que farão parte da Vila dos Atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. Na cerimônia de entrega da chave, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que a vila é uma das mais bonitas que já viu e disse que, de lá, será enviada uma mensagem de entendimento e paz para o mundo. “A vila é o lugar onde mora o espírito olímpico”, afirmou.

Durante os Jogos, 17.950 atletas e integrantes de delegações devem ser acomodados na vila, que tem unidades adaptadas para pessoas com deficiência e pouca mobilidade. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, informou que a vila será aberta para a chegada dos atletas em 24 de julho. Segundo Nuzman, a obra é a mais complexa dos Jogos.

Os 31 edifícios foram construídos pela iniciativa privada e seus 3.604 apartamentos já começaram a ser vendidos. As construtoras responsáves foram a Carvalho Hosken e a Odebrecht Realizações Imobiliárias. Os primeiros moradores devem recebê-los em 2017.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, destacou a participação privada no empreendimento e disse que o país vai recorrer a esse tipo de parceria para reativar os investimentos.

“Os jogos servirão de modelo e inspiração para ajudar o Brasil a recuperar a sua credibilidade e confiança”, disse o ministro.

De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a construção se deu sem recursos públicos. Paes informou que as construtoras também não contaram com condições especiais de financiamento e subsídios.  Assim como Bach, ele considerou que a vila será um local de diversidade e convivência de atletas de diferentes nacionalidades.

“Se a gente pudesse imaginar o mundo perfeito seria a convivência na Vila dos Atletas”, disse.

Edição: Juliana Andrade

VEJA MAIS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 16 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 3.019 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

Chuva na Rocinha supera em mais de duas vezes a média de junho

Agentes da Comlurb e da Seconserva trabalham para liberação do trecho na Rocinha. Foto: Comlurb/…

Câmara: governo retira urgência do fim da escala 6×1 e destrava pauta

O governo federal retirou o regime de urgência do Projeto de Lei (PL) 1838/26 que…

Ir para o conteúdo