quinta-feira, 16 de outubro de 2025 - 2:07

  • Home
  • Alerj
  • Presença das mulheres aumenta em várias atividades do agro fluminense

Presença das mulheres aumenta em várias atividades do agro fluminense

Foto: Divulgação

No Dia Internacional das Mulheres Rurais, celebrado no dia 15 de outubro, as mulheres que trabalham na agricultura fluminense têm motivos significativos para festejar. Dados da Emater-Rio mostram um aumento no número de agricultoras cadastradas, que passou de 33 mil em 2021, para 38 mil em 2024 – acréscimo de 15,5% em três anos. O avanço é resultado das atividades de incentivo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), destinadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino na agricultura familiar e no agronegócio fluminense

O chefe do Executivo estadual, Cláudio Castro (PL) destaca que as mulheres, atualmente, representam uma grande força nas atividades agrárias do Estado do Rio, onde, em muitos casos, desempenham posições de liderança:

“As mulheres rurais representam a força e o coração da nossa agricultura. Elas são empreendedoras, inovadoras e responsáveis por garantir a segurança alimentar das famílias fluminenses. O Governo do Estado tem trabalhado para valorizar esse protagonismo, criando condições para que cada vez mais mulheres conquistem independência e reconhecimento no campo”, afirma o governador.

No ano passado, 9.600 produtoras receberam algum tipo de suporte da Emater-Rio em diversas regiões do Estado do Rio. Segundo a entidade, 29.482 mulheres atuam diretamente na agricultura familiar, atividade que desempenha um papel crucial no abastecimento dos mercados locais e na sustentabilidade do campo.

Entre os projetos da Emater-Rio está o Agrofundo, que concede crédito com juros de apenas 2% anuais, além de condições especiais para as produtoras rurais investirem em tecnologia, equipamentos e melhoria da produção, como explica secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flavio Ferreira:

“As mulheres rurais são pilares da agricultura fluminense. Elas lideram suas propriedades, preservam o meio ambiente e promovem o desenvolvimento com responsabilidade. Nosso papel é criar políticas que deem visibilidade e oportunidades a esse trabalho”, diz o secretário.

De acordo com um levantamento da Emater-Rio de 2023, diversas áreas da agricultura fluminense contam com a participação das mulheres, com destaque para a pecuária e criação de animais (54,2%), horticultura e floricultura (17,8%), lavouras temporárias (15,4%) e lavouras permanentes (11,4%), especialmente na Região Serrana.

Somente ano passado Emater-RJ prestou suporte a 9.600 produtoras rurais/ Divulgação

Moradora do município de Carapebus, Lucia Rainho comanda a produção de ovos caipiras no Sítio Cocoricó e é um exemplo de trajetória bem-sucedida no campo:

“Atuar no meio rural é um grande desafio, mas o orgulho de produzir, alimentar pessoas e transformar realidades é imenso”, conta a produtora rural.

Já as irmãs Rogéria e Rosiane Borges, do Laticínio Manoel Borges, com operação em Paty do Alferes, têm mais de 25 anos de experiência na agricultura familiar e lideram uma equipe formada por mulheres. As produtoras contam com os recursos do programa Prosperar para expandir a produção de derivados de leite:

“A produtora rural é uma guerreira. Com determinação, garra e fé, ela conquista o que deseja. Com o apoio do Prosperar, conseguimos adquirir um tanque de 5 mil litros para resfriamento do leite, o que impulsionou nossa produção”, comenta Rogéria.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Tecnologia é ferramenta, não garantia de educação, diz Karnal no Rec’n’Play

O professor, historiador e influencer Leandro Karnal destacou nessa quarta-feira (15) os desafios da educação…

De 24 a 26/10, São João de Meriti recebe a 10ª edição do projeto Picadeiro Móvel

Picadeiro Móvel valoriza linguagem circense / Divulgação: Sesc RJ Em sua décima edição, o Picadeiro…

Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou, nesta quarta-feira (15), portaria que…

Ir para o conteúdo