quarta-feira, 20 de maio de 2026 - 1:02

  • Home
  • Brasil
  • Previsão para alta do crédito em 2025 cai de 9,3% para 9%, aponta Febraban

Previsão para alta do crédito em 2025 cai de 9,3% para 9%, aponta Febraban

Os bancos esperam crescimento menor do crédito em 2025, em meio à alta de juros e expectativa de inadimplência um pouco mais alta este ano, mostra a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada nesta quarta-feira (1º).

A grande maioria dos participantes (84,2%) aguarda uma desaceleração do ritmo de crescimento dos empréstimos já neste primeiro semestre.

A piora das condições macroeconômicas na reta final de 2024 fez os bancos revisarem para baixo as expectativas do crédito para 2025.

A expansão da carteira dos bancos deve ficar em 9% em 2025, segundo a pesquisa divulgada nesta quarta, abaixo da estimativa de 9,3% da pesquisa anterior, feita em novembro.

O número representa também uma desaceleração em relação ao crescimento esperado para 2024, que deve ficar em 10,5%.

“Começamos o ano com as expectativas de crédito recalibradas diante do cenário macroeconômico mais desafiador que se desenha, com maior aperto monetário para conter a inflação e seu reflexo direto na atividade”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, em nota à imprensa.

Inadimplência

A expectativa dos bancos para a taxa de inadimplência da carteira livre sinaliza ligeira piora dos calotes este ano. A taxa deve fechar 2024 em 4,5% e, para 2025, a projeção é de 4,7%. Na pesquisa anterior, a estimativa era de 4,5% para este ano.

“As instituições financeiras começam a ver um cenário mais negativo para a inadimplência em 2025 e por isso precisamos analisar com atenção a performance das famílias e das micro, pequenas e médias empresas, diante do novo ciclo de alta dos juros”, ressalta Sardenberg.

A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban é realizada a cada 45 dias. A pesquisa divulgada nesta quarta é resultado do levantamento feito com 19 bancos entre os dias 17 e 20 de dezembro.

Juros altos são uma das principais causas de inadimplência no Brasil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Aplicativo para cinemas ganha suporte que facilita acesso de pessoas surdas às sessões

Equipamento foi criado pela Conecta Acessibilidade (Foto Divulgação) A Conecta Acessibilidade, produtora especializada em acessibilidade audiovisual…

Parecer da 6×1 é adiado em meio à pressão para transição de 10 anos

A Comissão Especial que analisa as propostas de redução da jornada de trabalho das atuais…

Brasileiros com diabetes defendem uso de tecnologias no tratamento

Sete em cada dez brasileiros com diabetes (70%) afirmam que a doença afeta de modo significativo…

Ir para o conteúdo